História, perguntado por sirlenelene23, 10 meses atrás


planos economicos implantados no periodo da democracia do brasil

Soluções para a tarefa

Respondido por Skowp
1

*Plano Cruzado 1 - Fevereiro de 1986*

Elaborado no governo de José Sarney.

Em 28 de fevereiro, o cruzeiro perde três zeros e vira cruzado. Preços, tarifas, serviços, correção cambial e salários são congelados. Os brasileiros são convocados a fiscalizar os comerciantes. Acabam batizados de "fiscais do Sarney" ("cargo" que acabou ficando no imaginário popular).

*Plano Cruzado 2 - Novembro de 1986*

As novas medidas incluíram aumento da poupança com estímulos fiscais, de impostos indiretos, das tarifas públicas e do estimulo às exportações.

*Plano Bresser - Junho de 1987*

Preços e salários foram congelados por 90 dias. em seguida, determinou-se que os reajustes salariais ocorreriam toda vez que a inflação acumulada chegasse a 20%. O cruzado sofre uma desvalorização de 10,56% e é criada a Unidade de Referência de Preços (URP.

*Plano Verão - Janeiro de 1989*

O cruzado perde os algarismos novamente e ganha o nome de "cruzado novo". Preços, salários e tarifas são novamente congeladas. Uma reforma administrativa extingue cinco ministérios.

*Plano Collor 1 - Março de 1990*

O cruzeiro volta no governo de Fernando Collor em 16 de março. A ministra da Fazenda Zélia Cardoso de Melo (prima do Presidente) confisca todas as poupanças dos brasileiros que tivessem mais de 50 mil cruzeiros aplicados. As tarifas públicas sofrem um aumento, os preços são parcialmente congelados e a maior parte das restrições às importações acabam.

*Plano Collor 2 - Fevereiro de 1991*

A cesta básica sofre tabelamento. Adota-se uma política de congelamento flexível de preços.

*Plano Real - Julho de 1994*

Um ano antes do lançamento do plano, o então ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso (FHC), que depois se tornaria presidente, lança o cruzeiro real. Já na presidência, FHC institui o real como nova unidade monetária. Ela equivale a 2.750 cruzeiros reais. O Banco Central incinera 3,4 bilhões de cédulas antigas e encomenda 1,5 bilhão de novas, que valem 27 bilhões de dólares. Também são distribuídas 900 milhões de moedas, que pesam duas mil toneladas. A filosofia do novo plano é buscar a estabilização sem congelamento de preços. Fazem parte de suas medidas principais o controle dos gastos públicos, a aceleração do processo de privatização das estatais e o controle da demanda por meio da elevação dos juros.


Boa sorte buscando motivação pra escrever... Se você for preguiçoso, é claro. :)

Perguntas interessantes