Plano de governo do Ciro Gomes ?
Soluções para a tarefa
Não sei direito quais aspectos específicos do projeto de governo do Ciro você deseja, entretanto, focarei nos mais divulgados pela campanha: "seu nome fora do SPC" e "investimento na indústria de base e retomada do consumo". (Até porque é difícil resumir em poucas linhas um projeto inteiro)
Bom, primeiramente, observemos que a formação econômica do candidato é uma educação baseada nos ideais keynesianos de economia - em um resumo bem grotesco, de certo modo, intervencionismo estatal -, e disso já temos uma base de como se dará o projeto do Ciro.
Do projeto SPC
Em síntese, será o refinanciamento da dívida em bancos públicos. Por exemplo, eu tenho uma dívida de 1000 reais com o Bradesco, com esse projeto, o Governo pagará a dívida por meio dos bancos públicos (Caixa e Banco do Brasil) e eu agora tenho que pagar a dívida para o bancos públicos, contudo, com um prazo maior - 36 parcelas, se eu não me engano - e o nome da pessoa estará "limpo". Desse modo, os bancos saem ganhando, pois receberam o dinheiro; e a dívida pública aumenta, porque herdou a dívida do consumidor
Industria e Consumo
De modo bem superficial, podemos resumir essa ideia em uma palavra só "crédito". O plano prevê a disponibilização de crédito a juros baixos para incentivo ao consumo (quando uso consumo, refiro-me desde a compra de um pão até a transações milionárias) e ao crescimento da industria. Na realidade essa proposta foi a base dos governos Lula e Dilma, pois, peguemos o BNDES, por exemplo, ele financiou à juros baixos milhares de empresas através do crédito praticamente ilimitado (empresas do Eike Batista, por exemplo, foi praticamente um slogan desse projeto na época).
Resumo e considerações
Percebemos, portanto, que a ideia geral por trás do projeto do "pedetista" (do partido PDT) é a intervenção do estado em setores nacionais.
Tentei ser o mais sucinto e neutro para transmitir de maneira eficaz - e sem distorcer - as teses gerais do programa do candidato apesar de discordar em grande parte (para não dizer tudo) das políticas propostas por ele.
Bom... qualquer coisa estamos aí, só perguntar.