Planejar se tornou uma ação fundamental para que as empresas possam enfrentar o aumento da concorrência e as mudanças que ocorrem cada vez com maior rapidez e frequência. Nesse contexto, o planejamento é apenas:
1. Passou a ser uma responsabilidade dos executivos e dos chefes de departamento, que passaram a responder pelas estratégias.
2. Deixou de ser direcionado da base para o topo da estrutura organizacional e passou a ser do topo para a base.
3. Passou a focar no combate aos concorrentes como estratégia para aumentar a participação da empresa no mercado.
4. Passou a ser um plano de ações definitivas com potencial para promover a adaptação das empresas e combater a concorrência.
5. Deixou de se dedicar a fazer apenas previsões do futuro e passou a indicar como a empresa pode se ajustar rapidamente.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Deixou de se dedicar a fazer apenas previsões do futuro e passou a indicar como a empresa pode se ajustar rapidamente.
Explicação:
Para enfrentar os desafios representados pelas constantes e rápidas mudanças, e pelo aumento da concorrência, as empresas promoveram mudanças na forma de planejar. Com isso, o planejamento: deixou de ser um plano de ações definitivas e passou a ser flexível; deixou de ser direcionado do topo para a base e se tornou uma responsabilidade de todos; deixou de encarar os concorrentes como rivais e passou e estabelecer parcerias com os mesmos; e deixou de se dedicar a fazer apenas previsões do futuro e passou a indicar como se ajustar rapidamente.
Resposta:
Deixou de se dedicar a fazer apenas previsões do futuro e passou a indicar como a empresa pode se ajustar rapidamente.
Explicação: