Planejando um Programa de treinamento: Um programa de treinamento deve se guiar por determinados pontos imprescindíveis para o seu sucesso:
Identificar o cliente: este é o ponto de partida para a elaboração do programa.
Para a identificação, pergunte: Qual é o problema a ser solucionado? Quais são as suas necessidades? E que resultados deverão ser alcançados?
Levantamento de necessidades (LN): Para que um programa de treinamento tenha o resultado esperado, temos que ajustar as ações da área de treinamento com as necessidades da instituição.
Diagnosticar o problema: nesta etapa o profissional de treinamento, irá analisar o desvio encontrado e assim verificar se o problema é solucionável através de um programa de treinamento.
Elaborando um Programa de Treinamento: A elaboração de um programa de treinamento será realizado com base em identificação e interpretação das necessidades reais de treinamento.
Para definirmos com exatidão o que faremos no treinamento, será fundamental identificarmos os seguintes pontos:
Público-alvo: a correta identificação e análise da população que será atingida pelo programa, garantirá um percentual do sucesso do treinamento.
Objetivos: É o que se pretende alcançar com um programa de treinamento.
Definição dos temas: ao se estabelecer os objetivos a serem alcançados, podemos definir quais temas serão abordados e quais assuntos serão levantados dentro deste tema, para melhor atingir os resultados.
Metodologia: é a forma utilizada para o desenvolvimento do programa de treinamento.
Processos e técnicas: Para que a técnica utilizada seja de grande proveito, deverá ser criativamente adaptada para a realidade local. Vejamos agora quais são as técnicas mais utilizadas: Conferências ou palestras; Estudos de caso; Dramatizações; Dinâmica de grupo; Jogos de empresas.
Plano de aula: Com todas as etapas anteriores preenchidas deve-se elaborar um plano de aula. Este é um instrumento que irá auxiliar o instrutor na realização do treinamento. No plano devem conter as seguintes informações: tema central do treinamento, assuntos a serem abordados, horários, técnicas e recursos didáticos.
Tempo e custo: Devemos levar em consideração estes dois fatores antes de terminarmos a elaboração de um programa de treinamento. O tempo deve ser determinado a partir das necessidades e características do cliente e do público-alvo, assim como a importância do tema a ser abordado.
Avaliando os resultados: Ao terminar um treinamento, devemos avaliá-lo junto com os treinandos e checar, posteriormente, se ele trouxe realmente benefícios para a empresa.
Vimos que um programa de treinamento envolve algumas etapas que devem ser seguidas para garantir o sucesso do treinamento, são elas: identificação do cliente, levantamento de necessidades, diagnósticos, elaboração ou planejamento, execução e avaliação dos resultados obtidos com o treinamento.
Disponível em . Acesso em: 05 abr. 2018.
Com base no texto acima, avalie a seguinte situação hipotética: Você é o Gestor de Recursos Humanos de uma empresa de médio porte. O gerente comercial lhe procurou recentemente e comentou sobre as dificuldades de comunicação no setor, as quais ocasionaram problemas no relacionamento interpessoal entre os vendedores. Assim, solicitou um treinamento o qual pudesse ser abordado a comunicação e relacionamento interpessoal.
Agora é com você!
Elabore um treinamento com o tema “Comunicação e Relacionamento Interpessoal” direcionado para o caso proposto. Estude os temas, utilize para sua apresentação o formulário padrão (PowerPoint) e coloque toda a sua criatividade.
Soluções para a tarefa
Tema: Comunicação e relacionamento interpessoal;
Objetivo: A proposta é solucionar eventuais problemas de comunicação entre os setores, mantendo uma relação de equilíbrio nas atividades empresariais;
Proposta: O diagnóstico deve ser feito pelo gestor e sua supervisão analisando todos os campos da empresa pautando as problemáticas e pontuações dos funcionários;
Público alvo: Todos os funcionários e setores;
Processos: É a partir da descrição dos resultados que o gestor deverá realizar uma reunião com o chefe responsável por cada setor para apresentar os dados e tomar as medidas cabíveis, das quais podemos destacar:
Advertência para ações que ferem a ética da empresa;
Criação de novas funções;
Aumento das tarefas;
Reuniões com periodicidade para avaliar as metas e os resultados obtidos, afim de manter a completividade do setor mas de maneira equilibrada e saudável para o negócio.