Pizza e o Sistema Digestório
Imagine que você pediu uma pizza de calabresa com muçarela. Agora você vai descrever o trajeto do alimento no tubo digestivo, citando os órgãos por onde irá passar. E quais enzimas irão agir sobre os nutrientes desse alimento.
Soluções para a tarefa
Explicação:
-Na boca começará a digestão do amido através da enzima amilase salivar, a saliva também irá umidecer o bolo alimentar facilitando sua descida para o esôfago e posteriormente para a faringe, onde "cairá" no estômago.
- No estômago será quebrado as proteínas por meio da enzima pepsina, na presença do ácido clorídrico.
-Do estomago, o bolo alimentar irá para o intestino delgado, onde receberá sucos digestivos, vindo do pâncreas e do fígado.
-No intestino delgado, particularmente na porção do duodeno, o bolo alimentar recebe o suco pancreático (secreção exócrina dos pâncreas), responsável pelo término da digestão das proteínas (que começou lá no estômago) e outras substâncias, como carboidratos, triglicéridios... Ainda no duodeno, o bolo alimentar também recebe a bile (secreção do fígado) agindo como uma espécie de "detergente" sobre as gorduras, fazendo-as "deslizar" sem "grudar" no intestino. É no intestino delgado que absorvido a maior parte dos nutrientes dos alimentos.
-Depois de percorrer todo o intestino delgado, o "resto" do bolo alimentar irá para o intestino grosso, onde sofrerá influencia das bactérias intestinais para absorver e degradar outras substâncias que "sobraram", como por exemplo a quebra da lactose (tipo de açúcar) e absorção da vitamina K. É também no intestino grosso que o organismo absorve a maior quantidade de água dos alimentos, pois é a reta final do processo, pois aqui pode-se "pegar" toda a água possível. Por isso, que as fezes são duras pois há pouca água nelas, já que a maior parte foi absorvida para a corrente sanguínea e apartir da corrente sanguínea será levada para dentro das células, através de outros processos...
-De todoooo esse processo, o que sobrar do bolo será transformado em fezes ainda no intestino grosso e expelido pelo o ânus.