(PISM 2017) “A História chamada de Antiga faz parte do repertório cultural do Ocidente. Ela representa para nós uma espécie de História das nossas origens. A História Antiga é vista como o ponto inicial de nossa jornada através da História”. GUARINELLO, N. História Antiga. São Paulo: Contexto, 2013. p. 8. Adaptado.
Existe em nossa atualidade uma série de características que podem ser consideradas, de alguma forma, “heranças” recebidas da Antiguidade greco-romana. Entre elas, assinale a alternativa CORRETA:
a) A introdução da participação das mulheres nas decisões políticas de seus países através do voto direto.
b) A criação do ideal de República a partir da experiência vivenciada na cidade grega de Atenas.
c) A retomada de referências culturais e artísticas que têm sido reinterpretadas desde o Renascimento.
d) A maioria dos países ser composta de cidades estados, independentes entre si, e não estados de caráter mais nacionalizado.
e) O princípio jurídico do direito romano do “olho por olho, dente por dente” que prevalece nas relações diplomáticas internacionais.
Soluções para a tarefa
Respondido por
14
Resposta:
Alternativa C
Explicação:
A questão aponta para a relevância da Antiguidade
Clássica, Grécia e Roma, como baluarte da civilização ocidental. O Renascimento Cultural dos séculos XIV, XV e XVI retomou os valores humanistas, antropocêntricos e racionais da Grécia e Roma antiga. Os gregos criaram a democracia, filosofia, olimpíadas, concepções de arte entre outras contribuições. Roma, por sua vez, possuía um espírito mais prático e utilitarista e nos deixou como legado o latim, o cristianismo e o Direito.
SkarlethOHygino:
obgda
Perguntas interessantes