Pirâmide organizacional:Conceito e atribuições de cada nível hierárquico
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os níveis organizacionais ou pirâmide organizacional correspondem aos três níveis de gerenciamento na maioria das organizações, que são gerenciamento de nível inferior, médio e superior. Esses gerentes são classificados de acordo com uma hierarquia de autoridade e executam tarefas diferentes.
- Nível superior ou estratégico
Gerentes de alto nível tomam decisões que afetam toda a empresa. No entanto, eles não direcionam as atividades diárias dele. Em vez disso, eles estabelecem metas para a empresa e direcionam a organização para alcançá-las.
Por fim, esse nível de gerenciamento é responsável pelo desempenho da organização e, freqüentemente, esses gerentes têm empregos muito visíveis. Eles exigem ter muito boas habilidades conceituais e de tomada de decisão.
- Nível médio ou tático
Esse nível é responsável pela alta administração e responsável pelos líderes do nível inferior. Eles podem incluir gerentes gerais, gerentes de filial e gerentes de departamento.
Eles dedicam mais tempo às funções organizacionais e de supervisão do que a gerência sênior. O papel de um gerente intermediário enfatiza:
– Executar planos organizacionais de acordo com as políticas da empresa e os objetivos da alta administração.
– Defina e discuta informações e políticas da alta administração à baixa administração.
– Inspirar e fornecer orientação aos gerentes de nível inferior para ajudá-los a melhorar o desempenho e também alcançar os objetivos de negócios.
Como os gerentes intermediários estão mais envolvidos no trabalho diário de uma empresa, eles podem fornecer informações valiosas aos gerentes seniores, o que ajudará a melhorar o desempenho da organização usando uma visão mais ampla e estratégica.
- Nível inferior ou operacional
O gerenciamento operacional equilibra a experiência funcional com fortes habilidades interpessoais para otimizar processos operacionais específicos.
Na linha de base, os gerentes geralmente são especialistas altamente qualificados e até funcionais. Um gerente operacional fica mais bem posicionado ao se concentrar no controle e na direção de funcionários específicos. Por exemplo, supervisores, líderes de equipe e gerentes de projeto.