ENEM, perguntado por CarlaPjl, 6 meses atrás

Pirâmide alimentar, explica o que cada elemento faz​

Soluções para a tarefa

Respondido por deniseguedes
1

Resposta:

Como é de fácil visualização, fica mais prático escolher por alimentos mais saudáveis. Além de estimular uma dieta variada, com mais frutas, vegetais e leguminosas, e menos alimentos ricos em gordura, açúcar e sal.

Explicação:

Alimentos energéticos

Esses alimentos compõem a base da pirâmide alimentar e são fontes de carboidratos, responsáveis por fornecer energia para o corpo. Na digestão, os alimentos energéticos são os que mais se transformam em glicose e, por isso, fornecem energia rapidamente.

Os principais exemplos são alimentos à base de farinha (pães, bolos, biscoitos e massas), tubérculos e raízes (batata, inhame e aipim) e cereais (trigo, arroz, milho e aveia).

Alimentos reguladores

Logo acima dos alimentos energéticos estão os grupos das verduras, legumes e frutas. Esses alimentos são responsáveis por fornecer fibras, minerais, vitaminas e nutrientes essenciais para regular todas as funções do organismo. Eles também ajudam no funcionamento do intestino, memória e crescimento celular.  

As frutas e verduras já fazem parte do dia a dia dos brasileiros e compõem diversos pratos típicos do nosso país. Vale destacar que as frutas, além de saborosas, combinam com o clima tropical e refrescam nos dias ensolarados.

Alimentos construtores

Os próximos grupos alimentares são fontes de proteínas, responsáveis pela construção, fortalecimento e regeneração das células, tecidos e músculos. Além de cuidar do sistema imunológico, os alimentos construtores ainda desempenham muitas outras funções em nosso corpo.

O leite e seus derivados são grandes fontes de cálcio e, por isso, auxiliam no crescimento e contribuem para prevenção de doenças ósseas. As opções que compõem esse grupo são bastante consumidas no café da manhã, e servem para fazer muitas receitas, desde sobremesas até pratos salgados. Sempre que possível, dê preferência pelas versões com menos gordura como leite desnatado e queijos brancos.

Alimentos energéticos extras

No topo da pirâmide alimentar estão as gorduras (manteiga, margarina, azeite e demais óleos vegetais) e açúcares (açúcar refinado, mel, sorvetes, chocolates e outros doces), responsáveis por contribuir com o ganho de energia. Porém, devem ser consumidos com moderação.

Vale montar cardápios que tenham uma diversidade de alimentos, e contribuam para uma alimentação equilibrada. Para uma dieta equilibrada e que atenda as suas necessidades, consulte um nutricionista.

Anexos:
Perguntas interessantes