Pinturas rupestres, sua origem e significado
Soluções para a tarefa
A ARTE RUPESTRE
A arte rupestre é a produção artística feita pelos hominídeos durante a Pré-História. Esse tipo de arte se encontra em pinturas nas paredes das cavernas e na parte externa dos utensílios domésticos utilizados durante a Pré-História. Essa produção artística se tornou fonte histórica para os pesquisadores aprofundarem seu conhecimento sobre o surgimento dos primeiros seres humanos, seus costumes e crenças.
RESUMO SOBRE A ARTE RUPESTRE
- A arte rupestre surgiu na Pré-História e representa as primeiras produções artísticas da humanidade, feitas em cavernas e objetos domésticos.
- As gravuras e as pinturas rupestres são dois tipos de arte rupestre.
- A produção artística, segundo estudiosos, se refere aos costumes e às primeiras crenças dos hominídeos.
O QUE É ARTE RUPESTRE?
A arte rupestre é a produção artística feita pelos hominídeos durante a Pré-História. Essa produção se tornou fonte histórica para o estudo sobre os costumes e as primeiras crenças das tribos pré-históricas.
Acredita-se que essa arte foi desenvolvida entre os anos de 40 mil a.C. e 8 mil a.C., provavelmente entre o Paleolítico Superior e o Neolítico. A forma de fazer as pinturas e gravuras variavam de região para região.
SIGNIFICADO DA ARTE RUPESTRE
Os estudiosos não afirmam com precisão se as pinturas e as gravuras feitas nas cavernas e rochas são produções artísticas, por causa da imprecisão dos registros obtidos. Além disso, sua autenticidade foi questionada no final do século XIX. Os estudos desse período foram influenciados pelo pensamento darwiniano, ou seja, a ideia de evolução das espécies, e os homens primitivos, de acordo com essa visão, não teriam evoluído o suficiente para pintar e desenhar.
Mesmo assim, a arte rupestre foi reconhecida se tornou fonte histórica para o estudo sobre a Pré-História. O significado dessa arte está no registro do cotidiano vivido pelos hominídeos. O elemento memória se tornou importante para esses grupos, pois sentiam a necessidade de registrar eventos importantes ou notáveis de sua vivência.
Como os hominídeos viviam em grupos, acredita-se que laços de proximidade entre os integrantes eram fortalecidos ao registrar seus feitos, seus desejos, suas vontades. Certamente, também, havia uma identificação com aquilo que era registrado.
Nota-se que a evolução humana influenciou a produção artística, promovendo a variação de um tipo para outro, bem como de suas especificidades.
CARACTERÍSTICAS DA ARTE RUPESTRE
As características da arte rupestre são:
imagens feitas nas paredes de cavernas;
uso de linhas, traços e formas geométricas;
homens, animais e cenas do dia a dia retratados nas imagens;
uso dos dedos para pintar e desenhar;
carvão, sangue e clara de ovo como material de pintura ou desenho.
TIPOS DE ARTE RUPESTRE
Os tipos de arte rupestre são:
a) Pintura rupestre: consiste na aplicação de pigmentos sobre as superfícies, sendo comumente encontrada nas paredes das cavernas onde os hominídeos se abrigavam e em outros lugares por onde passavam.
b) Gravura rupestre: baseia-se na gravação de figuras nas rochas e em utensílios.
OBJETIVOS DA ARTE RUPESTRE
Com a arte rupestre, os hominídeos tinham como principal objetivo, de acordo com historiadores e antropólogos, registrar seu cotidiano, como os animais que caçavam ou desejavam caçar, bem como os primeiros ritos religiosos e outras cerimônias praticadas pelas tribos. Porém, ainda existem incertezas se alguns registros são, de fato, expressões artísticas dos primeiros grupos humanos.
TEMÁTICAS DA ARTE RUPESTRE
A temática característica da arte rupestre se refere basicamente à rotina vivida pelos hominídeos. Não havia uma produção aprofundada e complexa. Outra temática usual eram os registros abstratos, que, segundo estudiosos, acredita-se serem imagens ritualísticas e mágicas. Entretanto, novamente, esses registros despertam discussões sobre sua autenticidade e o seu real significado.