Pingado e pão na chapa, eis uma dupla típica do café da manhã do paulistano. Entretanto, como é a primeira refeição em cada região do país, que distingue o Norte do Sul? De acordo com o professor de cozinha brasileira do Senac Ricardo Frugoli, o regionalismo presente em cada cardápio depende da disponibilidade de ingredientes. "No Norte, por exemplo, o caboclo consome a pupunha não só no café da manhã, mas também durante o dia. Quando acaba a disponibilidade, acaba o uso", conta. Enquanto, o paranaense pode nunca ter ouvido falar no bacuri, fruto de polpa branca e sabor adocicado, usado em bolos e sucos, também do Norte, mas certamente conhece o tucum, um coquinho de palmeira da mata atlântica que serve de base para sucos. Mesmo com toda a variedade de alimentos, um deles é onipresente praticamente em todo o país a mandioca, ou "rainha do Brasil", como definiu o historiador Luís da Câmara Cascudo (1898-1986).
GÓMEZ, R. Chefs contam como é o café da manhã típico de vários lugares. 2015. (adaptado).
Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2018.
Assim, com base no exposto e nas informações contidas no livro da disciplina, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Como a região Norte, o Nordeste possui traços marcantes da colonização e dos hábitos portugueses. Muitos produtos consumidos no Norte e no Nordeste são similares e podem receber outro nome ou pequenas modificações como, por exemplo, mandioca e macaxeira, ingrediente herdado da colonização lusitana.
PORQUE
II. O nordeste está mais próximo do mar, então, tem bases alimentares provenientes desse meio, assim como tem maiores influências africanas. Enquanto, o Norte está ligado em grande parte a floresta amazônica, por isso tem muitos produtos oriundos dela e possui maiores influências indígenas.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
alternativa 3 ???
Explicação:
Perguntas interessantes