pimenta do reino ,a origem,o conceito e a utilizaçao na epoca antiga?
Soluções para a tarefa
Origem e História Da Pimenta Do Reino
O comércio da pimenta era bastante ativo no subcontinente indiano, de onde era trazido por mercadores muçulmanos para o Ocidente, onde era distribuídas por genoveses e venezianos.
Historicamente o seu valor chegava a ser tão alto que ela foi utilizada como moeda: conta-se que Alarico I, o Visigodo exigiu de Roma um resgate de ouro, prata e pimenta.
a busca por essa especiaria, utilizada e valorizada desde tempos imemoriais, foi umas das primeiras causas da expansão- e apogeu- no Império Português no Oriente.
Um quinta de grãos de pimenta (60 kg) chegou a valer, à época, 52 gramas de ouro.
Variedades de pimenta: pimenta-branca, pimenta-preta, pimenta-verde, pimenta-vermelha.
Utilidades da pimenta: Manter a cor das roupas, proteger suas plantas de insetos, afastar formigas, impedir que ratos estraguem cabos, acabar com vazamento do radiador do carro, acabar com sangramento, óleo essencial de pimenta para artrite entre outras.
Comércio de Pimenta
Os maiores importadores atuais da pimenta brasileira Estados Unidos, Alemanha, Argentina, Holanda, México, França, Espanha.
Enquanto a índia ,o maior produtor mundial de pimenta-do-reino consome 50% do total produzido, o Brasil consome apenas 12% na forma de grãos inteiros, grãos moídos, em misturas com outros condimentos principalmente cominhos, patês, ,olhos, maioneses embutidos (salame, salsicha, mortadela, presunto)
Por muitos anos o consumo doméstico não ultrapassou 5%, no entanto a recuperação da economia brasileira melhorou as condições econômicas da população oque estimulou o aumento do consumo, principalmente na forma de embutidos.
Hoje é usada para temperar diversos pratos quentes e salgados.