História, perguntado por shimitsu2348, 1 ano atrás

Pierre Vidal-Naquet é um dos maiores especialistas em história da Grécia antiga. No trecho a seguir, ele faz algumas considerações sobre o conteúdo da Odisseia e da Ilíada, atribuídas a Homero. Depois de ler o texto, responda às questões que o acompanham.

Sem dúvida Homero, autor dos dois poemas épicos, quisera pintar uma sociedade muito antiga. A grande maioria dos lugares que evoca se situa na Grécia propriamente dita ou nas ilhas, incluindo Creta, que, para ele, é um mundo à parte, bem complexo. [...] O que é notável constatar é que a Grécia asiática, de onde Homero era originário, está praticamente ausente da ilíada. [...]
Mas o fato de Homero ter desejado evocar a Grécia micênica não signifi ca que ele a tenha efetivamente descrito. Para começar, está faltando, entre outras coisas, a escrita dos escribas e toda a sociedade que ela implica: sociedade dominada pelo palácio do rei. Evidentemente Agamenon é o rei dos reis, e Ulisses é o rei de Ítaca e de algumas ilhas que a cercam, mas eles não são soberanos absolutos. Agamenon não toma decisão sem reunir a assembleia dos guerreiros e o conselho dos reis. Da mesma forma, Alcínoo, rei dos feaces, e Príamo convocam os seus aliados. Pode-se falar, do lado aqueu, de uma sociedade? Temos apenas o quadro de um exército em campanha, do qual as mulheres e as crianças estão longe [...], um exército coberto de bronze – o que, na época de Homero, homem da Idade do Ferro, tinha um sabor exótico –, mas um exército completamente imaginário, assim como o muro construí- do pelos aqueus para proteger os seus barcos [...].
(VIDAL-NAQUET, Pierre. O mundo de Homero. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. p. 28-29).

a) Qual a possível relação entre as obras Ilíada e Odisseia e o surgimento da literatura?
b) Segundo o autor, que problemas as obras de Homero impõem ao historiador?
c) Releia o texto do boxe Ilíada e Odisseia: fontes literárias na História, na página 119, e depois responda: os problemas apontados por Pierre Vidal-Naquet desqualificam as obras Odisseia e Ilíada como fontes de pesquisa histórica? Justifique.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
11

a) A Ilíada e a Odisseia são dois poemas épicos que estão entre as primeiras obras literárias gregas e consequentemente ocidentais de que se tem registro. O gênero épico implica narrativas de feitos já decorridos, e sendo poesia, fazendo-se uso de mitos, as duas obras têm carácter ficcional. Vale ressaltar que a criação do alfabeto grego foi de extrema importância para tais registros.

b) Por se tratar de uma obra na qual Homero quer tratar de um outro tempo, distinto do que viveu, há lacunas em sua impressão dos fatos, "romanceada" por seu caráter poético. Além disso, por se tratar de uma narração, a obra restringe-se a eventos de ação e opta por edição que não considera, o autor cita como exemplo, a sociedade dos aqueus com precisão, uma vez que só seu exército é retratado, desconsiderando mulheres e crianças. 

c) As questões apontadas por Vidal-Naquet não diminuem a importância das obras referenciadas como elementos para o estudo da História. Deve-se apenas levar em consideração os aspectos a se analisar. Por exemplo, uma obra é um produto inserido num tempo, voltado a seus contemporâneos. Portanto, registra aspectos comuns a todos e compartilha com seus interlocutores o mesmo ambiente, o mesmo léxico de conhecimento, e pode dar indícios da sociedade na qual foi gerada.

Perguntas interessantes