Pierre Bourdieu é considerado um dos grandes intelectuais e sociólogos do século XX. Em suas reflexões, o autor desvelou que na construção do conhecimento existe um jogo de dominação e reprodução de valores. No que tange, especificamente, à escola, ele considera que:
a)A escola, mediante a sua cultura escolar, é uma espécie de enigma que só pode ser decifrado por quem recebeu o código de sua família. A cultura valorizada socialmente na escola é a das classes dominantes, sendo que a posse dessas culturas, pelos herdeiros dessas famílias, seria traduzida como sucesso.
b)A escola seria um local de resistências. Nela, alunos teriam agência para, realisticamente, organizar e revolucionar o sistema. De outra forma, a escola seria fadada à absoluta reprodução, mantendo a sociedade da mesma forma.
c)A escola é o local em que a igualdade deve reinar soberanamente. É no ambiente, e na cultura escolar, que se constroem as relações de poder e todos podem ter a oportunidade de dialogar e participar dos inúmeros aspectos sociais.
d)A escola é a instituição responsável pela transmissão dos valores e das culturas dos diferentes povos. Nesse sentido, a escola tem por objetivo central promover a igualdade e permitir o desenvolvimento moral e religioso dos alunos.
e)A escola é o lugar da reprodução da cultura refinada em diferentes países, sobretudo europeus. Diante disso, a escola e a cultura escolar devem promover situações que permitam que os alunos conquistem a autonomia intelectual.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra A
Explicação:
A escola mediante a sua cultura escolar é uma espécie de enigma que só pode ser decifrado por quem recebeu o código de sua.a cultura valorizada socialmente na escola é a das classes dominantes sendo que a posse dessa cultura pelos herdeiros dessas famílias seria traduzida como sucesso.
Bourdieu retoma a ideia de habitus do vocabulário aristotélico e afirma que todos possuem capacidades (A).
A filosofia de Pierre Bourdieu
O agente ganha capitais, isto é, riquezas que vão além das econômicas e que é manifestação na sociedade. São eles: capital econômico (dinheiro, bens), capital cultural (conhecimento e competências), capital social (relações humanas) e capital simbólico (prestígio social).
A escola não é uma instituição neutra, mas sim responsável construção do conhecimento e ensino de boas práticas.
A escola ajuda nesse processo de falsa identidade ao cultivar conhecimentos que não são úteis aos alunos e a se curvar a saberes impostos pela sociedade, ratificando a discriminação e o processo avaliativo individualizador.
Saiba mais sobre Bourdieu em: brainly.com.br/tarefa/18078054
#SPJ2