pfvvv, é pra agora
virem o celular p olhar a foto
A figura apresenta as placas tectônicas do Terra. Considerando os números (I a V) indicados na figura:
a) Indique placas com limites convergentes e aponte uma consequência.
b) Indique placas com limites divergentes e aponte uma consequência.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) (V- marcado no mapa) Placa Indiana e Eurasiática
Movimentos convergentes das placas tectônicas é o movimento de colisão de uma placa sobre a outra. Existem três tipos de convergência entre as placas tectônicas: continental-continental, oceânica-oceânica e oceânica-continental.
O movimento convergente entre placas continentais cria uma área chamada de zona de metamorfismo, sendo responsável por dobramentos modernos, terremotos (que também pode causar tsunamis) e atividade vulcânica.
b) (I-marcado no mapa) Placa Norte-Americana e Placa do Pacífico.
(Porém o movimento que está ocorrendo na placa marcado I é um movimento conservativo onde as placas deslizam uma em relação à outra, vertical ou horizontalmente e de forma paralela, sem divergência ou convergência.
A fricção causada por esses limites gera a chamada zona de terremotos. Nesses locais, ocorrem os chamados terremotos de focos rasos, que possuem uma grande intendidade.)
Movimentos divergentes das placas tectônicas ocorre quando as placas traçam o movimento de distância uma das outras provocando o “nascimento” de uma nova crosta oceânica. Por exemplo, IV(marcado no mapa) é um movimento divergente das Placas Norte-Americana e Placa Eurasiática.
Espero ter ajudado! Bons estudos!