pfvr quem solber me rspnda vou deixar como mlhor rspsta eh pra amanhã
Soluções para a tarefa
Relevo: O relevo predominante da África é formado por planalto, com a presença de raras planícies e cadeias montanhas localizadas principalmente na porção leste. A maior parte do norte da África está coberta pelas grandes extensões do Saara, a 2a maior região árida do planeta.
Clima: Distinguem-se na África os climas equatorial, tropical, desértico e mediterrâneo. As médias térmicas mantêm-se elevadas durante o ano todo, exceto nos extremos norte e sul e nos picos das montanhas mais altas. O clima equatorial, quente e úmido o ano todo, abrange parte da região Centro-Oeste do continente.
Hidrografia: Se for considerada a extensão territorial do continente, conclui-se que a hidrografia da África não é muito rica. Ela é constituída por poucos rios e lagos de origem tectônica. No entanto, muitos deles apresentam grande volume de água e exercem bastante influência na vida dos povos africanos.
Vegetação: Savanas. Presentes nas faixas norte e sul das florestas tropicais e também na região sudeste do continente africano, Estepes, Vegetação Mediterrânea, Vegetação desértica, Floresta Equatorial.
Aspectos populacionais: O continente africano abriga, atualmente, cerca de 930 milhões de habitantes. ... Os países africanos possuem as piores taxas de mortalidade (13,5%), além de apresentar elevada taxa de natalidade (35,2%) e o maior crescimento vegetativo do mundo (2,17%), mostrando que a qualidade de vida da população é decadente.
Aspectos econômicos: A economia da África é pautada pela exploração de recursos naturais, como petróleo, gás e minérios como o ouro e diamantes. Na maioria dos 54 países africanos, a economia sofre diretamente o impacto da extrema pobreza, crise alimentar, desacertos administrativos, inflação elevada, endividamento e guerras.
Principais problemas: Os principais problemas africanos são: fome, epidemias (a AIDS é a principal) e os conflitos étnicos armados (alguns países vivem em processo de guerra civil). - Os índices sociais africanos também não são bons. O analfabetismo, por exemplo, é de aproximadamente 40%.