Ed. Moral, perguntado por brend22343, 10 meses atrás

PFVR Preciso da resposta rápido me ajudem ,Crie uma tese sobre "Os desafios no combate à homofobia"

Soluções para a tarefa

Respondido por Viktoriatissi8
3

Resposta:

Define-se por homofobia a repulsa ou aversão aos homossexuais. Diante dos noticiários atuais e a posição no topo da lista de países que mais matam travestis e transexuais no mundo, o Brasil falha de forma inadmissível ao garantir o direito de igualdade previsto pela Constituição 1988. Isso se deve, sobretudo, ao preconceito e a falta de leis voltadas para o crime de homofobia. Logo, são necessárias medidas que visem ao enfrentamento dessa problemática que infelizmente assola o país.

A homofobia é um tipo de preconceito já enraizado na sociedade brasileira. Entre os fatores que mais contribuem para a sua persistência estão a ignorância e a falta de informação sobre a homossexualidade, o que leva muitas pessoas a considerarem anormal ser gay e não aceitarem quem não seja heterossexual, ou seja, quem não esteja no "padrão", somando-se a isso, a influência negativa de religiões que tratam a questão como pecado. Contudo, esse preconceito se reflete na forma de discriminação contra a comunidade LGBT, dando destaque a crença de muitos na existência da cura gay e na proibição da doação de sangue de homossexuais.

Além disso, a falta de leis específicas contra o crime de homofobia contribui para a sua continuidade. Em um país onde a cada 19 horas, um membro da comunidade LGBT é assassinado, dado divulgado pelo grupo Gay da Bahia, não há justificativa para que esses crimes não sejam tratados como ódio a um determinado grupo, como é o racismo ou a intolerância religiosa. Consequência desse descaso do governo, vê-se inúmeros espancamentos e assassinatos, como por exemplo, a morte da travesti Dandara dos Santos, em fevereiro de 2017.

Fica claro, portanto, que a homofobia é um crime inadmissível em uma sociedade, assim, são necessárias medidas para combater esse preconceito que causa tantas mortes. Cabe, principalmente, ao governo criar leis especificas contra esse crime, onde seja enquadrado como ato de ódio contra minorias e que o agressor receba a devida punição. É função da mídia promover por meio de novelas, propagandas e outros programas, a apresentação e discussão sobre homossexualidade buscando informar a população, dando maior visibilidade a comunidade LGBT. As escolas devem buscar por meio de debates e palestras abordar o tema da sexualidade e o respeito à diversidade. É papel do cidadão respeitar o outro, independente de suas escolhas, e buscar sempre se informar. Assim, estaremos no caminho do combate ao ódio e a intolerância, promovendo a igualdade.

Perguntas interessantes