pfvr me ajudem eu tenho q entrar isso amanhã
1. Tradicionalmente costuma-se definir conhecimento como o modo pelo qual o sujeito se apropria do objeto usa ressentidos e a inteligência. Podemos distinguir o ato e o produto do conhecimento. O ato do conheciment respeito à relação que se estabelece entre o sujeito que conhece e o objeto a ser conhecido. Quando e como se dá o ato de conhecer?
turupaovitoria:
Essa foi minha resposta no formulário, caso você está fazendo um
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O conhecimento é alicerce fundamental da filosofia: Aristóteles dizia o desejo de conhecer é natural ao ser humano. Logo, pode-se dizer que as opções A e C são falsas e as opções B e D são verdadeiras.
Para Platão, conhecer é reconhecer. Nós teríamos, em nossas almas as ideias verdadeiras que conhecemos antes de encarnar. Conhecer, portanto, é relembrar - um processo chamado de anamnese - tais ideias reminiscentes.
Tal teoria nasce dos ensinamentos socráticos referentes à maiêutica: Sócrates se colocava como uma parteira ao investigar seus concidadãos sobre certas definições.
O intuito de Sócrates não era impor uma verdade nem exigir, dogmaticamente que sua verdade fosse aceita. Sócrates se via como uma parteira, ou seja, uma ajudante que ajuda a parir a verdade dos outros, o que implica dizer que os outros - os cidadãos atenienses - já estão, digamos, "grávidos" da verdade.
Como Platão desenvolve uma metafísica mais robusta do que a de Sócrates, com a noção do mundo inteligível, a teoria da reminiscência é uma tentativa de desenvolver a maiêutica socrática vinculando-a com a noção de um mundo superior ao mundo sensível.
Conhecer a si próprio é conhecer, sobretudo, os próprios limites. O adágio grego cravado no templo de Apolo, em Delfos, e utilizado por Sócrates como base de sua filosofia era "Conhece-te a ti mesmo".
Para Platão, conhecer é reconhecer. Nós teríamos, em nossas almas as ideias verdadeiras que conhecemos antes de encarnar. Conhecer, portanto, é relembrar - um processo chamado de anamnese - tais ideias reminiscentes.
Tal teoria nasce dos ensinamentos socráticos referentes à maiêutica: Sócrates se colocava como uma parteira ao investigar seus concidadãos sobre certas definições.
O intuito de Sócrates não era impor uma verdade nem exigir, dogmaticamente que sua verdade fosse aceita. Sócrates se via como uma parteira, ou seja, uma ajudante que ajuda a parir a verdade dos outros, o que implica dizer que os outros - os cidadãos atenienses - já estão, digamos, "grávidos" da verdade.
Como Platão desenvolve uma metafísica mais robusta do que a de Sócrates, com a noção do mundo inteligível, a teoria da reminiscência é uma tentativa de desenvolver a maiêutica socrática vinculando-a com a noção de um mundo superior ao mundo sensível.
Conhecer a si próprio é conhecer, sobretudo, os próprios limites. O adágio grego cravado no templo de Apolo, em Delfos, e utilizado por Sócrates como base de sua filosofia era "Conhece-te a ti mesmo".
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