Pedagogia, perguntado por edisp12, 1 ano atrás

PFV ME AJUDEM, PD SER MANDANDO O PADRAO DE RESPOSTA ESPERADO!!!

Em 2017, o Governo Federal anunciou a Reforma da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), no que se refere à reformulação do Ensino Médio. Tal reforma diz respeito às mudanças na estrutura do sistema atual dessa modalidade e, portanto, acredita-se que seja uma proposta necessária para a melhoria da educação no país.

Na reunião pedagógica da escola na qual você trabalha como professor do Ensino Médio, a supervisora propôs uma dinâmica, por meio da qual os professores deveriam se reunir em grupos para analisar os impactos da Reforma da LDBN no ensino. Assim, cada grupo deverá:

a) apontar, no mínimo, dois aspectos que foram alterados no Ensino Médio a partir da reforma da LDBEN.

b) comentar, de forma crítica, as alterações indicadas na questão a.

Descreva, a seguir, como você e seu grupo realizaram essa tarefa.

Soluções para a tarefa

Respondido por pascalesousa
19

Resposta:

Padrão de resposta esperado

a) Uma das mudanças refere-se ao artigo 36, que propõe que o currículo do Ensino Médio seja composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos específicos, a serem definidos pelos sistemas de ensino, com ênfase nas seguintes áreas de conhecimento ou de atuação profissional: I – linguagens; II – matemática; III – ciências da natureza; IV – ciências humanas e V – formação técnica e profissional.

Ao propor a flexibilização da grade curricular, o novo modelo possibilitará que o estudante opte pela área de conhecimento para aprofundar seus estudos. A nova estrutura terá uma parte que será comum e obrigatória a todas as escolas (Base Nacional Comum Curricular) e outra flexível. Com isso, a proposta é que o Ensino Médio aproxime, ainda mais, a escola da realidade dos estudantes à luz das novas demandas profissionais do mercado de trabalho. E, sobretudo, é uma possibilidade que cada aluno tem de seguir o caminho de suas vocações e de seus sonhos, seja para seguir os estudos no nível superior, seja para ingressar no mundo do trabalho.

b) Com as mudanças, os docentes podem ser selecionados com base no saber notório sobre o conteúdo, sem terem formação específica.

Essa mudança é, de fato, uma das medidas mais polêmicas entre as que compõem a reforma, visto que as críticas levantadas sugerem que poderá haver uma banalização da formação docente, além de uma falta de preparação didático-pedagógica. Poderá haver, neste cenário, um sucateamento da profissão de professor.

Respondido por Matheusieti
0

A) O artigo 35 nos apresenta o currículo do Ensino Médio como uma base composta pela Base Nacional Comum Curricular, (BNCC). Seu trabalho está diretamente ligado ao itinerário formativo específico, sendo definido pelos sistemas de ensino, trazendo ênfase em disciplinas agrupadas a partir das seguintes bases:

  • Linguagem;
  • Matemática;
  • Ciências da natureza;
  • Ciências humanas;
  • Formação técnica e profissional.



Dentre o os aspectos que foram alterados no Ensino Médio a partir da reforma da LDBEN, podemos citar a ampliação do tempo mínimo no ensino médio, que foi de 800 horas pra 1.000 horas anuais, e, a segunda, a organização curricular mais flexível, focada no desenvolvimento do aluno na prática em sala de aula.

B) O papel da docência mudou conforme o desenvolvimento das práticas curriculares necessitaram de mudança, onde a reforma dentro do projeto educacional constrói críticas levantadas, trazendo uma base interessante para o projeto pedagógico, que inclui e forma alunos dentro de áreas específicas e gerais.

Como o modelo educacional atua?

A partir da supervisão de elementos previstos dentro das Leis e Diretrizes Básicas, bem como os diferentes programas que fundamentam o trabalho educacional.

Mais sobre a LDB:

https://brainly.com.br/tarefa/16472924

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes