PFV ME AJUDEM
O conceito de dialética, tal como descrito pelo filósofo Georg W. F. Hegel, pode ser aplicado aos diálogos. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
(A) Num diálogo marcado pela dialética, destaca-se a contradição entre duas ideias distintas e, por isso, após o debate, os interlocutores mantêm seus pressupostos originais.
(B) No movimento dialético, ocorre o confronto entre duas ideias, seguido pela geração de uma nova ideia, a qual, por sua vez, será confrontada por outra, em um interminável ciclo.
(C) A dialética se realiza quando, em um diálogo, alguém expõe seu pensamento e seu interlocutor concorda integralmente com ele.
(D) A dialética se revela, em um diálogo, quando as contradições se sucedem, sem que os interlocutores cheguem a uma conclusão, mesmo que provisória.
(E) O movimento dialético pode ser percebido quando um filósofo expõe sua teoria sem que haja contradições entre as próprias ideias.
Soluções para a tarefa
A alternativa A é falsa, pois se os pressupostos originais são mantidos após a discussão houve apenas embate, mas não houve movimento dialético (que implica, para Hegel, em momentos provisórios de síntese, ou seja, de mudança da posição original por uma versão que é resultado do conflito dela com a sua antítese).
A alternativa B é verdadeira e descreve corretamente o sentido da dialética hegeliana, onde as sínteses encontram novas antíteses e o movimento dialético se repete até que se chegue ao Fim da História ou ao Absoluto, impossível para o intelecto humano, intrinsecamente limitado.
A alternativa C é falsa, pois neste caso não há contraposição de ideias.
A alternativa D também é falsa, pois Hegel admite que há sínteses provisórias.
A alternativa E é falsa, pois que o pensador se exprima sem contradições constitui a coesão interna do discurso, não a dialética.
Resposta:
letra b
Explicação:
No positivo on a letra b é a certa.