Biologia, perguntado por sm6747952, 3 meses atrás

pfv me ajudem
estou precisando para agora ​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por willian190931
1

(a)Os pelos e o muco nasal atuam em conjunto, impedindo eficientemente a entrada de organismos nocivos e oportunistas que podem causar doenças, além de barrar a poeira que podem vir entra no sistema respiratório e assim causar n doenças ou distúrbios respiratórios.

(c)Hematose é a troca de gás carbônico por gás oxigênio nos alvéolos pulmonares. A hematose é o processo de trocas gasosas que ocorre nos capilares sangüíneos dos alvéolos pulmonares através da difusão de gases: oxigênio e dióxido de carbono.O sistema respiratório é responsável pela absorção, por meio das vias respiratórias, do oxigênio e da eliminação do gás carbônico.

Ele está integrado ao sistema circulatório, afinal, o sangue é responsável por transportar o gás oxigênio dos pulmões às células e o gás carbônico, das células aos pulmões. E os órgãos que constituem o sistema respiratório são: cavidades nasais, faringe, laringe, traqueia e pulmões.O que é sistema respiratório?

O sistema respiratório se constitui no conjunto de órgãos encarregados de realizar as trocas gasosas entre o meio ambiente e o organismo dos animais — ou seja, a hematose pulmonar. É por meio desse processo que ocorre a respiração celular.

Todas as células do corpo humano realizam essa respiração. Nesse processo, que acontece no interior das mitocôndrias, as substâncias orgânicas reagem com o dióxido de carbono e liberam energia para os processos vitais.

Os produtos da respiração celular são a água — que é reutilizada pelas células — e o dióxido de carbono — que não tem utilidade para o organismo e é eliminado no sangue.

Na espécie humana, as trocas gasosas entre o ar atmosférico e o sangue ocorrem nos pulmões e constituem a respiração pulmonar. O gás carbônico é eliminado do corpo no ar expirado.

Qual é a função do sistema respiratório?

O sistema respiratório apresenta muitas funções importantes para o equilíbrio do organismo e para a manutenção da saúde. Veja as funções responsáveis pelo sistema respiratório a seguir:

Troca gasosa

A troca do dióxido de carbono pelo oxigênio acontece nos pulmões. O ar atmosférico, contendo oxigênio e outros elementos químicos, é inspirado e entra nesses órgãos pelas vias respiratórias condutoras.

Os músculos respiratórios são os responsáveis por criar a força necessária para que o ar possa fluir. Esses comandos são gerados pelo sistema nervoso central. Ao mesmo tempo, o sangue venoso (aquele pobre em oxigênio e com alto teor de dióxido de carbono, que chega dos tecidos corporais) é bombeado pelo ventrículo e penetra nos pulmões.

Nesse momento, inicia-se o processo de troca do gás carbônico pelo oxigênio. O sangue que sai dos pulmões com alto teor de oxigênio e com uma concentração relativamente baixa de dióxido de carbono é difundido para todos os tecidos do corpo pelo lado esquerdo do coração.

Equilíbrio ácido-base

O aumento no nível de dióxido de carbono no organismo causa aumentos na concentração hidrogeniônica (pH) e deixa o sangue mais ácido, como você pode perceber ao analisar a seguinte reação em equilíbrio:

CO2 + H2O ⇌ H2CO3 ⇌ H+ + HCO3–

Portanto, o sistema respiratório pode participar do equilíbrio ácido-base e remover o excesso de CO2 do corpo. Os níveis de dióxido de carbono e de íons de hidrogênio no sangue são controlados pelos sensores do sistema nervoso que enviam informações aos controladores da respiração.

Fonação

A produção de sons pelo movimento do ar nas cordas vocais é chamada fonação. A fala e o canto, entre outros sons, são produzidos pelo controle do sistema nervoso sobre os músculos responsáveis pela respiração, causando o fluxo de ar através das cordas vocais e da boca.

Defesa pulmonar

A respiração faz com que uma pequena porção do ambiente atmosférico local chegue até os pulmões. Isso pode incluir partículas e microrganismos como poeira, bactérias, gases tóxicos, fragmentos de sílica, fumaça (de cigarro, escapamentos de automóveis, entre outros tipos) e outros poluentes.

A temperatura e a umidade da atmosfera local também podem variar e causar danos ao organismo. Dessa forma, cabe ao sistema respiratório providenciar os mecanismos de defesa pulmonares. e letra (a)

Perguntas interessantes