Biologia, perguntado por jorginhodz7, 7 meses atrás

pfv alguem pode me ajuda preciso entregar amanhã

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por barrosluca97
0

1- Procarionte X Eucarionte

Semelhanças: ambos os tipos de células possuem membrana plasmática, citoplasma com ribossomos e material genético (DNA e RNA).

Diferenças:

Procarionte

- célula de estrutura muito simples e sem membrana nuclear;

- o material genético fica misturado ao citoplasma na forma de um único cromossomo circular.

Eucarionte

- célula de estrutura complexa e com membrana nuclear (carioteca);

- o material genético está concentrado no núcleo, na forma de cromatina (cromossomos).

Exemplos:

Procarionte - bactérias e cianobactérias (seres do Reino Monera)

Eucariontes - protoctistas (protozoários e algas unicelulares), fungos, animais e vegetais.

Tipos de células eucariontes (procure desenhos simples de célula animal e célula vegetal - não há como desenhar aqui para você)

2- a) Experimento de Miller: Stanley Miller (um bioquímico estadunidense - 1952), usou um sistema fechado ligado à eletricidade, para demonstrar que substâncias inorgânicas simples (gás hidrogênio, metano e água) poderiam reagir entre si ativados por descargas elétricas e produzir matéria orgânica (aminoácidos simples). Ele comprovou parte da teoria proposta pelo bioquímico russo Oparin, em 1920.

b) Francesco Redi (médico italiano do século XVII) colocou vários pedaços de carne em frascos abertos ou fechados (por um tecido fino), demonstrando que larvas de moscas só se desenvolviam na carne dos frascos abertos. Dessa forma, Redi reforçava a Teoria da Biogênese (= a vida não se desenvolve espontaneamente).

c) Louis Pasteur (naturalista francês do século XIX) desenvolveu frascos de gargalo alongado (frascos "pescoço de cisne") onde ferveu soluções orgânicas (caldo de carne p. ex.). O formato dos gargalos acumulava o vapor da fervura o qual retinha poeira e micróbios do ar, impedindo as soluções de estragarem mesmo após vários meses (só estragavam quando o gargalo era quebrado). Pasteur comprovou que era o ar que continha os agentes (micróbios) que contaminavam os alimentos, confirmando definitivamente a Teoria da Biogênese.  

3- Os primeiros seres vivos surgiram nos oceanos primitivos a partir da organização das moléculas orgânicas e, provavelmente, eram semelhantes às bactérias (seres procariontes), obtendo energia para sobreviver (e se multiplicar) ao fermentar a própria matéria orgânica acumulada em seu meio ambiente. A nutrição por fermentação é do tipo heterotrófica e produz gás carbônico; esse gás liberado no ambiente foi mudando a composição química da atmosfera (por milhões de anos) e possibilitando o desenvolvimento gradual de outras reações metabólicas, como a quimiossíntese e a fotossíntese.

4-  a) A Terra primitiva era totalmente diferente da atual: além das altas temperaturas, tempestades elétricas e vulcanismo intenso, a atmosfera era composta basicamente por vapor de água, metano, amônia e gás hidrogênio (hipótese de Oparin, testada por Miller).  

b) A Terra atual possui grande quantidade de água em estado líquido em temperatura ideal para que ocorram as principais reações metabólicas das células: respirações anaeróbia (fermentação) e aeróbia e fotossíntese. Além disso, a formação da camada de gás ozônio (O₃) na alta atmosfera protege as células das radiações solares nocivas. A produção do gás oxigênio, a partir do desenvolvimento das reações de fotossíntese, mudou completamente a composição química da atmosfera, tornando-a mais favorável à manutenção da vida.

Espero ter ajudado.


jorginhodz7: mano tu salvo minha vida namoral
Perguntas interessantes