Filosofia, perguntado por renataeestelag, 7 meses atrás

PFV AJUDEM! EU MARCO COMO A MELHOR RESPOSTA E DOU CORAÇÃOZINHO! Na obra A Estrutura das revoluções cientificas Thomas Kuhn apresenta alguns pressupostos referentes à mudança dos paradigmas científicos. Disserte acerca da crítica estabelecida por Kuhn ao papel da história da ciência, fazendo referência ao pensamento de Platão no que diz respeito à questão do conhecimento.

Soluções para a tarefa

Respondido por biaentz
8

l Resposta:

O Pensamento de Thomas Kuhn – Os trabalhos acadêmicos de Kuhn resultaram no livro “A Revolução Copernicana”, de 1954. Mas foi no livro “Estruturas da Revolução Científica” (1962), que Kuhn estabeleceu suas ligações com a filosofia e as ciências humanas. O livro foi reeditado em 1970 com algumas observações adicionais.

As ideias de Thomas Kuhn seguiam na contramão do pensamento científico, de ordem positivista. O próprio físico admitiu certa vez que não comungava do pragmatismo exacerbado das ciências, nem tinha simpatia por pensadores como John Dewey e William James.

 Thomas Kuhn tomou como ponto de partida um estudo sobre a história da ciência, e, a partir desse estudo, percebeu duas visões na concepção da ciência.

Uma parte de uma atitude mais formalista, onde a ciência é compreendida como uma atividade racional e controlada e, outra parte de uma atitude mais historicista, onde a ciência é uma atividade mais concreta que se dá ao longo do tempo e que, em cada época, a ciência tem suas peculiaridades e suas características próprias.

Em sua obra A estrutura das Revoluções Científicas Thomas Kuhn propõe como ponte de reflexão para a ciência os aspectos históricos, psicológicos e sociológicos como fatores relevantes para a fundamentação e avanço da ciência.

Segundo ele, a ciência é uma secessão de paradigmas que se confrontam entre si; vamos entender o que é paradigma primeiro? Para Thomas Kuhn, paradigma é um conjunto de normas e tradições dentro da qual a ciência se move, durante um determinado período e em certo contexto social.

Segundo ele, em determinados momentos, o paradigma se altera, provocando uma revolução que abre caminho para um novo tipo de desenvolvimento científico.

A ciência, portanto, se desenvolve durante certo tempo a partir da aceitação, por parte da comunidade cientifica de um conjunto de teses, pressupostos e categorias que formam seu paradigma.

Explicação:

Perguntas interessantes