Biologia, perguntado por Josi302118, 11 meses atrás

pf Presiso urgente de resumo de no mínimo 35 linhas que tenham um pouco de todos esses itens
Reino Protista
-A célula
-Origem
-Habitat
-Digestão
-Excreção
-Rizópodes ou Sacorníceos
Classificação dos protistas (continuação)

-Flagelados
-Ciliados
-Algas
-O habitat e a importância das algas
-Reprodução Assexuada
-Reprodução Sexuada
-Alternância de gerações
-A conjugação​

Soluções para a tarefa

Respondido por ratodovucao
1

Resposta:

Célula

célula é a menor unidade dos seres vivos com formas e funções definidas. Isolada forma todo o ser vivo, no caso dos organismos unicelulares ou junto com outras células, no caso dos pluricelulares.  A célula tem todo o material necessário para realizar processos vitais, como nutrição, liberação de energia e reprodução.  células que formam o organismo de muitos dos seres vivos apresentam uma membrana envolvendo seu núcleo, por isso são chamadas de células eucariotas.  Diferente das células eucariotas, a célula procariota não possui membrana nuclear nem estruturas membranosas no seu interior. Na célula vegetal, além da membrana celular existe ainda, mais externamente, a parede celular, formada de celulose.  No hialoplasma, encontram-se várias organelas, que são estruturas responsáveis por diversas atividades da célula, tais como: nutrição e respiração da célula, além do armazenamento de substâncias.

mitocôndrias - é a usina energética das células. Realizam a respiração celular e liberam a energia de que a célula necessita para as suas atividades;

ribossomos - fabricam as proteínas nas células. Organelas fundamentais ao crescimento a à regeneração celular;

retículo endoplasmático - rede de canais e reentrâncias onde circulam proteínas, gorduras, sais etc;

complexo golgiense - formado por pequenas bolsas achatadas. Produz certos "açúcares", modifica e armazena proteínas e outras substâncias. Também produz os lisossomos;

lisossomos - realizam a digestão dentro da célula;

centríolos - pequenas estruturas cilíndricas que participam da divisão da célula;

vacúolos - vesículas - pequenas bolsas que armazenam ou transportam enzimas, água etc.

cloroplastos - organelas presentes apenas em células vegetais, responsáveis pela fotossíntese.

O núcleo - é a central de comando das atividades celulares. Em geral situa-se no centro da célula. É envolvido por uma membrana nuclear ou carioteca.

No interior do núcleo estão os cromossomos,que guardam o material genético da célula (DNA). Os cromossomos ficam mergulhados na cariolinfa ou suco nuclear - material gelatinoso que preenche o espaço dentro do núcleo.

Rizópodes ou Sacorníceos

radiolários e foraminíferos (têm carapaças com formas bastante vistosas, feitas de calcário ou de sílica - importantes indicadores da existência de jazidas de petróleo)  

O mecanismo que leva à formação dos pseudópodes está hoje razoavelmente esclarecido: na região de formação de uma dessas projeções, a parte viscosa do citoplasma se torna fluida, permitindo que o restante da célula flua nessa direção.  

Vários pseudópodos podem ser formados ao mesmo tempo, modificando constantemente a forma da ameba.  Também são utilizados para a captura de alimento: pequenas algas, bactérias, partículas soltas na água etc.  vacúolo alimentar formado (também chamado de fagossomo) une-se a lisossomo e se transforma em vacúolo digestivo.  Progressivamente, o conteúdo do vacúolo digestivo torna-se alcalino, até completar-se a digestão.  As partículas digeridas atravessam a membrana do vacúolo, espalham-se pelo citoplasma e vão participar do metabolismo celular.  

Partículas residuais são expelidas da célula pela fusão da parede do vacúolo com a superfície da célula, em um processo inverso ao da fagocitose.  As amebas de vida livre que vivem em água doce apresentam vacúolo contrátil ou pulsátil para osmorregulação, eliminando o excesso de água que vai entrando no seu citoplasma (hipertônico), vindo do ambiente mais diluído (hipotônico).

Em condições desfavoráveis, por exemplo sujeita à desidratação, a Entamoeba produz formas de resistência, os cistos, com quatro núcleos no seu interior (partição múltipla).   A reprodução assexuada é por bipartição simples ou cissiparidade (mecanismo semelhante a mitose).  Dentre as amebas é importante a Entamoeba histolytica, que parasita o intestino humano, causando a disenteria amebiana ou amebíase.

Perguntas interessantes