ENEM, perguntado por morenamarcella, 9 meses atrás

PF ME AJUDEM!!!
Faça uma redação de no mínimo 20 e máximo 30 linhas.
Tema: "Família e suas mudanças estruturais"

Soluções para a tarefa

Respondido por joycesb66
1

Resposta:

No Brasil contemporâneo, é fato que a sociedade está diante de mudanças sociais referentes aos paradigmas familiares construídos, principalmente, no século XX, onde o conceito de família compunha-se de pai, mãe e filho, visto como representação fixa. Nesse viés, os indivíduos precisaram modernizar os seus comportamentos, posto que configurações como as uniões homoafetivas e a inclusão feminina no ambiente de trabalho tornaram-se questões de preconceitos que devem ser debatidas na atualidade.

Em princípio, cabe salientar que a parcela gay está ocupando notória participação na estrutura familiar. Segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem 60 mil famílias homoafetivas no país, as quais possuem os mesmos direitos civis quando comparadas aos casais heterossexuais. Contudo, apesar do índice ser significativo, a desigualdade ainda se perpetua, resultado do preconceito existente com os novos arranjos familiares. Assim, é indubitável que esse grupo enfrenta problemas, em razão do modelo patriarcal ser estereotipado.  

Outrossim, é necessário ressaltar a transformação que a mulher causou nos laços familiares ao ingressar no mercado de trabalho. Tendo em vista fatores que colaboraram para alterar os conceitos de família, como o movimento feminista, as mulheres de hoje focam em realizarem-se profissionalmente, para depois pensar em ter filhos. Com isso, muitas negam a maternidade, gerando uma diminuição populacional, como aponta a pesquisadora Cíntia Simões. Constata-se então, que essa conquista influenciou a sociedade a repensar formas de convívio social.

Portanto, fica evidente a elaboração de medidas que reformem o pensamento humano acerca de preconceitos ligados às novas organizações familiares no Brasil. É mister que o Ministério da Educação (MEC) crie programas e os divulge por meio da mídia, realizando entrevistas com psicólogos que discutam sobre as diversas formações, como as homoafetivas, visando a quebra de opiniões ultrapassadas. Ademais, as escolas devem desenvolver atividades extracurriculares que tratem da liberdade da escolha feminina na construção da família, envolvendo áreas como a da Sociologia, destacando assim o direito ao respeito em qualquer representação familiar.

Perguntas interessantes