Petróleo
Origem:
o petróleo foi formado através da decomposição de animais e vegetais marinhos soterrados em desabamentos da crosta terrestre em épocas remotas. A possível matéria-prima que o teria originado é o plâncton, um aglomerado de animais marinhos que foram acumulados em lugares isentos de oxigênio. Através da ação da pressão e temperatura elevadas, ao longo do tempo, formou-se o sapropel e este por sua vez deu origem ao petróleo. Essa teoria é chamada de teoria orgânica, animal e vegetal. Hoje se encontra o petróleo em “bolsões” de terrenos arenosos em grande profundidade. Esses “bolsões” podem ser encontrados em terra firme ou nas plataformas continentais oceânicas. Possivelmente 50% das jazidas, mundiais de petróleo estejam sob o mar. A Petrobras desenvolveu um dos sistemas mais eficientes de extração de petróleo nas plataformas continentais.
Composição química: O petróleo (óleo de pedra) é um líquido oleoso, insolúvel em água e mais leve do que ela. Sua coloração varia entre pardo - escuro e negro e é encontrado em jazidas no subsolo da crosta terrestre.).
O petróleo é uma mistura complexa de inúmeros compostos orgânicos, com predominância quase absoluta de hidrocarbonetos. Sua composição química varia de acordo com sua procedência.
Petróleo é uma mistura complexa de hidrocarbonetos que, associada a pequenas quantidades de nitrogênio, enxofre e oxigênio, se encontra sob forma gasosa, líquida ou sólida, em poros e fraturas, em geral de rochas sedimentares. Nos depósitos encontram-se também água salgada e uma mistura de gases responsáveis pela pressão que provoca a ascensão do petróleo através de poços perfurados. O petróleo líquido é também chamado óleo cru para distingui-lo do óleo refinado, produto comercial mais importante. O gás de petróleo (gás natural) é uma mistura de hidrocarbonetos leves, enquanto as formas semi - sólidas são compostas de hidrocarbonetos pesados.
Abaixo uma tabela que exemplifica a composição elementar do óleo cru (% em peso)
Hidrogênio Carbono Enxofre Nitrogênio Oxigênio Metais
11-14 % 83-87% 0,06-8% 0,11-1,7% 0,1-2% até 0,3%
Dessa maneira podemos observar que o petróleo é composto basicamente de carbono e hidrogênio. Entre os contaminantes o enxofre é aquele que apresenta o maior percentual de presença.
Classificação quanto ao teor de carbono (% em massa):
Energia Liberada na queima (10³ kcal/kg) em cada classificação:
Destilação seca (Pirólise):
Derivados de destilação seca e aplicações:
Mina subterrânea de carvão:
Carvão mineral versus poluição:
Carvão na hulha (composição; destilação; derivados e aplicações):
Carvão Mineral
Origem:
Composição química:
Classificação quanto ao teor de carbono (% em massa):
Energia Liberada na queima (10³ kcal/kg) em cada classificação:
Destilação seca (Pirólise):
Derivados de destilação seca e aplicações:
Mina subterrânea de carvão:
Carvão mineral versus poluição:
Carvão na hulha (composição; destilação; derivados e aplicações):
Biogás e Biodiesel
O que é?
Origem:
Composição Química:
Por que o biodiesel é considerado um combustível ecologicamente correto se sua combustão produz também gás carbônico e água?
como podem ver eu ja consegui a origem e a composição quimica, porem nao tenho tempo sobrando para fazer o resto pois trabalho e necessito de ajuda urgente, pois isso é para até o fim dessa semana
e nao consigo entender o que é essa Classificação quanto ao teor de carbono (% em massa) nao encontro em lugar nenhum
Soluções para a tarefa
Respondido por
16
Primeiramente o teor de carbono é o índice de octanagem de um combustível, é usado para medir a qualidade de um dado combustível. Neste caso quanto maior o índice de octanagem maior será a resistência da mesma à compressão.
Perguntas interessantes