Administração, perguntado por dougmv02, 1 ano atrás

Peter Drucker, um dos mais respeitados especialistas em gestão e administração, diz que:



[...] a única definição de líder é alguém que possui seguidores. Algumas pessoas são pensadoras. Outras, profetas. Os dois papéis (sic) são importantes e muito necessários. Mas, sem seguidores, não podem existir líderes. (THE PETER F. DRUCKER FOUNDATION, 1996, p. 13)



Apoiando-se nessa afirmativa e após a leitura do texto a seguir, discorra (em 15 linhas) sobre o conceito de liderança e as características dos líderes nas organizações.

Dependendo da situação, somos todos líderes



Todos nós já ouvimos a expressão “nesta vida há líderes e há seguidores”. E creio que todos concordamos que há mais seguidores do que líderes, porque um líder sempre tem mais que um seguidor. É claro que todo seguidor tem a ambição de se tornar um líder, e a pergunta é: o que se deve fazer para isso acontecer? Na verdade, a resposta é tão simples que parece complexa. Liderança nada mais é do que a capacidade de influenciar um grupo. Um líder tem ambição, energia, vontade de liderar, autoconfiança e conhecimento. Coisas que a maioria das pessoas acha que tem, e tem mesmo. Cada um de nós é um líder em potencial. A parte difícil é saber como passar da teoria à prática. Há duas semanas, eu vi uma empresa fazer uma demonstração prática disso. Ela levou seus funcionários para a beira de um rio, que tinha uma correnteza forte, e botou cinco funcionários, escolhidos ao acaso, dentro de um barco. Cada um ganhou um remo e aí o barco foi solto na correnteza. O objetivo era levar o barco até a linha de chegada, cem metros adiante. A primeira reação foi de pânico, mas não demorou nem dez segundos para que um dos cinco começasse a orientar os outros quatro, coordenando o ritmo das remadas e cuidando para que o barco não virasse nem atolasse na margem do rio. Esse era o líder? Sem dúvida. Só que, quando o barco atingiu a linha de chegada, a empresa tirou do barco o líder e fez os quatro seguidores voltarem ao ponto de partida. E soltou o barco de novo. Aí veio a surpresa: um dos quatro imediatamente assumiu a posição de líder. E o barco chegou de novo a seu destino. Aí, saiu do barco o segundo líder e ficaram os três seguidores. E o barco fez o percurso novamente, sem afundar, porque um dos três liderou os outros dois. Liderança, o exercício mostrou, todos ali tinham. E a lição era simples: quando a situação aperta, o líder sempre aparece. Só que, enquanto a maioria fica pensando no que precisa aprender para se tornar um líder, uns poucos já saem liderando. Na teoria, todos somos líderes. Na prática, o líder é o que aproveita antes a oportunidade de ser líder.

Soluções para a tarefa

Respondido por winederrn
1

Isso significa que, em algum momento, os colaboradores que mais se destacam podem alcançar o posto de líder. Nessa dimensão da realidade, o líder é visto como uma pessoa que possui Habilidades Humanas para lidar (na convivência), comandar, motivar e persuadir os colaboradores na busca das metas e objetivos da organização.

Por fim, vale destacar que que a Liderança Situacional é baseada na resolução de problemas de acordo com o momento em que estes surgem (contingências organizacionais).

Vá e vença!

Perguntas interessantes