Psicologia, perguntado por valdeniseisabel, 7 meses atrás

Peter, de cinco anos, junto com a sua mãe costuma montar quebra-cabeças. Peter faz quase todo o trabalho; sua mãe, Às vezes, encontra uma peça de que Peter necessita ou determina a posição correta de uma peça. Quando Peter tenta montar o mesmo quebra-cabeça sozinho, raramente consegue completá-lo.

Soluções para a tarefa

Respondido por pasodosa
24

Resposta:

E porque?

Explicação:

qdo a mãe ajuda o menino, está fazendo o papel de mediadora no caso a fasede desenvolvimento proximal.  Possibilitando que o  nível de desenvolvimento real, ou seja, um conhecimento que é internalizado e, portanto, realizado pelo menino, sozinho e com autonomia

Respondido por Leticia140778
6

O que é a zona de desenvolvimento proximal?

A zona de desenvolvimento proximal é caracterizado pelo exemplo apresentado. Este é um conceito que faz parte da teoria interacionista de Lev Vygotsky, estudiosos que defendeu a interação como meio de desenvolvimento.

A zona de desenvolvimento proximal pode ser exemplificada da seguinte forma: uma criança sobe uma escada até o terceiro degrau, em próximo dia ela vai ser motivada a subir novamente até o terceiro degrau e, se for possível, ela poderá alcanças um quarto degrau.

Um outro exemplo: a criança sabe realizar operações de adição, então ela poderá tentar um próximo passo e realizar operações de multiplicação em 2x, após fixar a multiplicação do 2 ela irá passar para o próximo passo que compreende a multiplicação do 3. Conforme ela for aprendendo poderá avançar.

Cuidados necessários

A mãe pode e deve incentivar o filho na montagem do quebra cabeça e, inclusive, motivar que ele possa alcançar o próximo passo, porém deve cuidar a dependência materna, procurando incentivar a autonomia do filho.

A dependência materna é um assunto muito discutido entre os psicólogos, sendo que em alguns casos pode se tornar difícil de reverter.  

Saiba mais sobre a Zona de desenvolvimento proximal: https://brainly.com.br/tarefa/16973481

Anexos:
Perguntas interessantes