PET-6,sociologia,[ parte 2].3/ semana
1- Qual a relação você consegue perceber entre a teoria de Durkheim sobre o suicídio e o suicídio na sociedade atual.
R: Eu acho as terorias de Durkheim coerentes. O suicídio hoje tem grande peso na sociedade, muitas pessoas tiram suas próprias vidas pela exaustão que a sociedade causa. Os padrões que nem todos conseguem seguir, os julgamentos precipitados e sem necessidade.
2-Leia o texto abaixo sobre a campanha “Setembro Amarelo” e veja a logo oficial da campanha em 2020. Após esta leitura do texto e visualização da logo da campanha, escreva um texto de no mínimo 20 linhas comentando qual seu pensamento sobre a campanha “Setembro Amarelo”, bem como do conteúdo da sua logo em 2020 e sua relação com a abordagem da área da saúde.
R: Apesar do assunto ser delicado, temos que falar sobre... Pessoas que sofrem de transtornos mentais, esquizofrenia depressão... ou até terminos de relacionamentos, perda de entes querido e varios outros motivos, podem levar uma pessoa a tirar a propria vida. Para uma pessoa que esta passando por este tipo, ou qualquer outro tipo de dor q chega a beira do insuportavel, o sofrimento fisico ou mental fica cada dia mais intenso e viver se torna um fardo pesado e anguatiante. Sua dor parece incomunicável, por mais q se expresse, ninguém parece ouvila ou entendelo. A vida perde o sentido, você apenas sonha em fechar os olhos e acordar em um lugar melhor, onde suas necessidades foram saciadas e você se sinta outro.
3- Frente à imagem abaixo, da campanha “setembro amarelo” em 2020, responda: Quais ações você acredita serem importantes para redução das taxas de suicídio?
R: Setembro é o mês em que é realizada a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, sendo o dia 10 desse mês o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Essa campanha, conhecida como “Setembro Amarelo”, foi criada no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida , Conselho Federal de Medicina,e a Associação Brasileira de Psiquiatria .
4/semana
1-o conceito de classes sociais não é definido imediatamente e de forma a-histórica e, depois, encaixado na realidade. Na verdade, ele parte da realidade, do processo histórico de engendramento das classes, seu desenvolvimento e tendência para superação, nas relações sociais reais, concretas, no processo da história da humanidade. Dessa forma, o conceito de classes sociais deve ser entendido como expressão de uma determinada realidade, que é histórica e uma totalidade.”.Para Weber a vida em sociedade é caracterizada por situações assimétricas que estabelecem certos conflitos sociais. Já em Marx, as classes sociais, referências centrais em sua obra:
A) estabelecem relações de exploração e dominação que vão além de uma leitura puramente econômica.
B) inexoravelmente destinadas (todas elas) a produzirem e, por conta disso, exercerem o protagonismo político e social.
C) destinam-se, através das revoluções, a estabelecerem um modo de produção sem divisões de classe, ou seja, o comunismo.
D) caracterizam a sociedade pós-moderna formando um aglomerado de pessoas, com objetivos comuns, mas sem ideologias semelhantes.
R:letra A) estabelecem relações de exploração e dominação que vão além de uma leitura puramente econômica.
2- Max Weber assevera que:
A) as estruturas sociais expressam a visão individual.
B) basta analisar uma sociedade para entender as demais.
C) as estruturas das sociedades são interpretadas a partir de concepções coletivas.
D) é possível interpretar a sociedade, levando-se em consideração as ideias coletivas e individuais.
R: A) basta analisar uma sociedade para entender as demais.
'Falso'. Max Weber se opunha a tal compreensão rasa das estruturas sociais.
B) as estruturas das sociedades são interpretadas a partir de concepções coletivas.
'Falso'. Ele não restringia as sociedades ao coletivo.
C)as estruturas sociais expressam a visão individual.
'Falso'.Também não restringia aos aspectos individuais.
D) É possível interpretar a sociedade, levando-se em consideração as ideias coletivas e individuais.
'Correto'.Weber lança uma visão múltipla sobre as sociedades, levando em conta tanto sua pluralidade coletiva, quanto sua particularidade individualista.
3- Faça uma breve análise do conceito de classe social de Karl Marx, através de elementos da sociedade atual.
R: As classes sociais, para Marx, surgem a partir da divisão social do trabalho. Em razão dela, a sociedade se divide em possuidores e não detentores dos meios de produção.
(Qual quer duvidada só chama la no inst @ jenniferglds)
'espero te ajudado ®'
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-As teorias de Durkheim e o suicídio atual estão relacionadas. O suicídio acomete as pessoas que se sentem exautas em relação a sociedade, e muitas delas acreditam que a melhor solução é tirar sua própria vida.
Explicação:
O suicídio para Durkheim está ligado as leis sociais e a formação da sociedade através da coerção das camadas superiores a população.
Deste modo, ele não teoriza que o suicídio está atrelado a vontade dos sujeitos, fato que comprova as taxas de suicídio em cada período e condição histórica da humanidade.
Além disso, o poder de coerção da igreja por muito tempo colocou o indivíduo em uma situação de fé intensa, tendo a "salvação" como forma de coagir os indivíduos, entendimento esse que se apresenta inclusive nas sociedades atuais, ou seja, as que vivemos hoje.
Mais sobre este tema:
https://brainly.com.br/tarefa/21698536
2 - Analisando o tema Setembro Amarelo, podemos relacionar esse movimento pró vida a partir das seguintes noções: no mundo globalizado que vivemos hoje, a informação é algo primordial, e, a partir disso a sociedade vem evoluindo exponencialmente o que aumenta a competitividade, o individualismo entre uma série de fatores que desencadeiam os problemas modernos.
Com isso, o Suicídio e a depressão são analisados por alguns especialistas como o "Mal do século" e dentre as causas podemos citar:
- A solidão;
- A presença de outras doenças ou o não cuidado com a saúde;
- A própria depressão é um grande fator de risco;
- O consumo de drogas, lícitas e ilícitas;
- O Bullying.
Mais sobre este tema:
https://brainly.com.br/tarefa/11701699
3 - Devemos ter um entendimento sobre o suicídio e problemas psicológicos a partir de um olhar mais crítico, visto que a partir do momento que as relações digitais se tornam mais individualistas e aprimoram o sentimento de solidão entre as pessoas, problemáticas como a ansiedade, o desespero, o sentimento de angustia, entre outros que podem acabar prejudicando diretamente a vida de milhões de pessoas, ocasionando em seu pior grau o suicídio.
Por isso, o Setembro Amarelo tem uma importância crucial na vida dessas pessoas.
Mais sobre o tema:
https://brainly.com.br/tarefa/23714594
4 - A alternativa A é a que melhor apresenta as ideias sobre a divisão das classes sociais no sentido da dominação e a divisão da estrutura a partir de uma base dominadora.
Segundo Marx, as relações sociais se davam através de uma classe dominante que fornecia o serviço e uma classe dependente de um trabalho, ou seja, para ser mais claro, o sociólogo define a organização econômica e social em três características:
- - Os grupos sociais;
- - Os indivíduos;
- - A luta de classes.
Deste modo, os proletários fornecem sua força de trabalho, e, os capitalistas, no caso os que possuem o capital são a Burguesia.
Mais sobre este tema:
https://brainly.com.br/tarefa/21698536
5 - A sequência que completa as ideias de Max Weber está em: F-F-F-V. Max Weber, buscou refletir sobre o papel do estado que se define como a estrutura ou o agrupamento político que reivindica com êxito o monopólio físico social legítimo.
Partindo deste ponto, é possível notar que o sociólogo, define o estado como principal pilar de atuação para a racionalização do direito, ou seja, a especialização do poder legislativo e judiciário, está voltado para uma política que tem o objetivo de manter e dar respaldo a segurança dos indivíduos.
Mais sobre este tema:
https://brainly.com.br/tarefa/4837809
6 - A classe financeiramente mais pobre, o que Karl Marx entende como Proletariado. Este termo foi aprofundado por Karl Marx sobre as reflexões relacionadas ao capitalismo e os métodos de trabalho, onde a burguesia são o conjunto de indivíduos que detém a maior parte do capital, e, o proletariado a margem da sociedade.
Um ponto que reflete suas relações, é o fato do proletário fornecer seus serviços para a burguesia a fim de um salário, dependendo sempre daquele trabalho para conseguir uma melhor estrutura não só financeira quanto de especialização das funções.
Mais sobre este tema:
https://brainly.com.br/tarefa/18641524