Saúde, perguntado por leticiakarengv, 8 meses atrás

Pessoal vcs tem alguma ideia para me ajudar para apresentação de SEMINÁRIO sobre o OLFATO
•Não pode fala o que é alfato
• Doença do alfato
• Nao pode ser fala sobre Alzheimer, que é uma doença que afeta o Alfato
Essas três não pode ser pq no grupo já tem pessoas que vão falar sobre esses assuntos

Soluções para a tarefa

Respondido por CARAMBABA
2

Resposta:

Como funciona o olfato?

Olfato

Diferentemente da visão, que consegue notar uma série de cores ao mesmo tempo, o olfato é capaz de identificar apenas um odor de cada vez, mesmo que esse seja uma combinação de vários odores.

Se dois odores coexistirem em um mesmo local, predominará o mais intenso, e no caso de ambos serem intensos, a percepção do cheiro alternará entre um e outro odor.

O processo de percepção dos odores acontece quando o ar que possui as moléculas aromáticas passa pelas fossas nasais e entra em contato com a mucosa olfativa (também conhecida como mucosa amarela).

Mucosa Olfativa

A mucosa olfativa, ou mucosa amarela, está localizada no alto da cavidade nasal e é rica em terminações nervosas. Essas terminações possuem células olfativas que enviam impulsos ao cérebro para que estes sejam interpretados. O resultado desse processo é a identificação dos cheiros.

A mucosa amarela é sensível a ponto de ser estimulada a produzir impulsos, mesmo com uma quantidade muito pequena de moléculas aromáticas.

No entanto, quanto maior for a quantidade dessas moléculas no ar, maior será a quantidade de estímulos transmitidos ao cérebro e consequentemente, maior a sensação/percepção do odor.

Essa sensação, mesmo quando muito intensa, é rapidamente assimilada pelo olfato. Ou seja, ele "acostuma-se" ao odor intenso passado pouco tempo e passa a senti-lo de forma mais amena.

Veja também: Sistema Nervoso Central

Mucosa Vermelha

Na parte inferior da cavidade nasal, está localizada a mucosa vermelha, que recebe este nome por ser composta por diversos vasos sanguíneos.

Além disso, a mucosa vermelha também é formada por glândulas secretoras de muco, que por sua vez são responsáveis por manter a região úmida.

Durante um resfriado, por exemplo, essas glândulas produzem muco em excesso fazendo assim com que o nariz fique entupido.

Relação entre olfato e paladar

olfato e paladar

Relação entre olfato e paladar

Apesar de ser o sentido relacionado com os odores, o olfato é fundamental também para o paladar.

As papilas gustativas, localizadas majoritariamente na língua e responsáveis pela percepção dos sabores, identificam os sabores, distinguindo entre doce, salgado, amargo e ácido.

Os odores, por sua vez, são identificados pelos nervos que estão localizados no nariz. Dessa forma, as sensações são transmitidas ao cérebro de modo que os sabores possam ser reconhecidos.

Somente alguns sabores mais complexos, que misturam ácido e doce, por exemplo, exigem tanto o paladar quanto o olfato.

Muitas vezes os odores são fundamentais para identificar gostos diferentes entre sabores iguais. É possível diferenciar, por exemplo, o sabor de uma maçã do de uma pera, apesar de ambas terem sabor doce.

Quando a capacidade olfativa não está funcionando corretamente, o paladar também fica comprometido fazendo com que tenhamos a sensação de que aquilo que ingerimos está “sem gosto”.

Perguntas interessantes