História, perguntado por luizbertuol, 1 ano atrás

Pessoal,preciso disto para Amanhã. Por favor me ajudem.

Trabalho africanos no Brasil
-escrever texto sobre os africanos no Brasil, a vinda,a vida aqui e incluir as distintas formas de resistência.
-incluir mapa da vinda dos africanos, destacando de quais partes da África.
-destacar 3 aspectos da cultura afro descente no Brasil.
-escrever parágrafo explicando o significado da palavra "patrimônio histórico",destacando qual o patrimônio dos africanos no Brasil.​

Soluções para a tarefa

Respondido por vedias12
1

Chegada dos africanos ao Brasil : Tudo começou por volta do século 15 quando os portugueses impedidos de escravizar índios, retornaram ao continente africano oferecendo cachaça, marfim ou em troca de escravos das tribos nativas. Na época, esse tipo de economia contava com o apoio da Inglaterra, que anos depois com a sua Revolução Industrial passou a condenar pois estava interessada em aumentar seu mercado consumidor no mundo.

A mudança dos escravos para o continente americano acontecia em tumbeiros ou navios negreiros e duravam cerca de 30 à 45 dias. Logo após chegarem no Brasil desgastados pela longa viagem e pelas péssimas condições das embarcações, os escravos se dirigiam inicialmente para as lavouras canavieiras do nordeste açucareiro, servindo com o mão de obra farta e barata. Eles se dirigiam também para varais, partes do novo mundo, sendo vendidos com lucro para os traficantes de escravos como mercadorias.  A escravidão na América durou quase quatro séculos. E em terras canarinhas, a entrada de escravos foi impedida, em 1850, com a Lei Eusébio de Queirós.

A chegada dos Imigrantes no Brasil

Ocorreu principalmente após a Lei Eusébio de Queirós e contou com a participação de portugueses açorianos, poloneses, eslavos, alemães, e mais tarde, em 1908, com japoneses que dirigiram-se inicialmente para o sudeste e depois para o sul para trabalhar como colonos em lavouras de café, que passou a ser a nossa principal riqueza no segundo Império.

Residencias: Eles viviam nas senzalas. um comodo co  vários outros negros e dormiam não chão.

DE ONDE VIERAM OS ESCRAVOS AFRICANOS

Os negros escravos que vieram para o Brasil saíram de vários pontos do continente africano: da costa ocidental, entre o Cabo Verde e o da Boa Esperança; da costa oriental, de Moçambique; e mesmo de algumas regiões do interior. Por isto, possuíam os mais diversos estágios de civilização. O grupo mais importante introduzido no Brasil foi o sudanês, que, dos mercados de Salvador, se espalhou por todo o Recôncavo. Desses negros, os mais notáveis foram os iorubas ou nagôs e os geges, seguindo-se os minas. Em semelhan_ te estágio de cultura encontravam-se também dois grupos de origem berbere-etiÓpica e de int1uência muçulmana, os fulas e os mandês. Mais atrasados do que o grupo..sudanês estavam os dos grupos da cultura chamada cultura banto, os angolas, os congos ou cabindas, os benguelas e os moçambiques. Os bantos foram introduzidos em Pernambuco, de onde seguiram até Alagoas; no Rio de Janeiro, de onde se espalharam por Minas e São Paulo; e no Maranhão, atingindo daí o Grão-Pará. Ainda no Rio de Janeiro e em Santa Catarina foram introduzidos os camundás, camundongos e os quiçamãs.

Os bantos encontravam-se na fase do fetichismo - adorando árvores e símbolos toscos, no sistema da propriedade coletiva - com uma rudimentar organização de família - e do governo patriarcal.

Dos portos onde os negreiros desembarcavam, os negros eram, depois de vendidos, transportados para as fazendas do interior. De Recife, eles chegavam até Alagoas; do Rio, eram levados para Minas e São Paulo; de São Luís do Maranhão, atingiam o Grão.Pará; e de Salvador, todo o Recôncavo.

HERANÇA AFRICANA: UM PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE NO BRASIL

a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) incluiu o Cais do Valongo como um dos Patrimônios Culturais da Humanidade. “É o mais importante vestígio físico da chegada dos escravos africanos ao continente americano”, disse a entidade em nota.

Segundo o site Porto Maravilha, o Cais do Valongo teve duração de um século, de 1811 a 1911, quando houve o aterramento na região. Durante este período desembarcaram milhares de africanos, principalmente vindos do Congo e de Angola, Centro-Oeste africano.

Neste um século de existência, o Cais passou por algumas transformações, sendo a primeira em 1843 com a chegada da noiva de Dom Pedro II, a Imperatriz Teresa Cristina Maria de Bourbon. O local ganhou um obelisco e passou a ser chamado Cais da Imperatriz.

Talvez a “redescoberta” do Cais do Valongo seja a maior herança deixada pelas Olimpíadas de 2014 no Rio de Janeiro, trazendo à tona a história da cidade que estava aterrada. Com as obras para o evento esportivo na região do Porto, no Centro do Rio de Janeiro, arqueólogos do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) encontraram muitos registros fósseis durante as escavações.

Perguntas interessantes