Biologia, perguntado por betinagehlen, 1 ano atrás

PESSOAL ME AJUDEM! PRECISO DE AJUDA PARA RESPONDER AS QUESTÕES DA DISCIPLINA DE FISIOPATOLOGIA

1. Assinar a alternativa correta:
( ) A patologia básica procura definir o diagnóstico das doenças através do conhecimento fornecido pela patologia clínica.
( ) A patologia geral estuda as reações básicas das células e tecidos e a patologia sistêmica estuda o mecanismo das doenças em cada órgão do corpo.
( ) A definição mais aceita de doença considera que todas as doenças geram alterações que levam à destruição do órgão afetado.
( ) Todas as doenças apresentam um único fator etiológico que é definido pelos sinais e sintomas do paciente.

2. Paciente feminina com 48 anos, fumante, obesa e sedentária. Sua mãe foi submetida à cirurgia para retirada de um tumor maligno de pequena extensão e vários adenomas (a). Buscou ajuda médica por apresentar no último mês sangue nas fezes, diarreia alternada com constipação, desconforto e sensação de distensão abdominal (b). A nossa paciente, após uma colonoscopia, apresentou vários adenomas com mais de 2 cm de diâmetro (c) nas paredes intestinais. As lesões pré-malignas encontradas se originaram de pólipos (hiperplasia) que com a ação de irritantes e agentes carcinogênicos (d) evoluíram para uma displasia intestinal (e). As lesões foram removidas durante a execução do exame.

Relacione
( ) fatores etiológicos
( ) alterações morfológicas
( ) sintomas
( ) doença
( ) patogenia

3. Coloque verdadeiro (V) ou falso (F) para as seguintes sentenças:
( ) Um grupo de fatores etiológicos intrínsecos é o das disendocrinias.
( ) O fungo de unha (Candida sp) pertence a categoria de fator etiológico químico.
( ) Em uma queimadura na coxa foram atingidas as camadas da epiderme, derme e tecido gorduroso. Esta descrição corresponde às alterações morfológicas da lesão.
( ) A patogenia corresponde ao estímulo inicial da doença, passando por todas as reações bioquímicas, imunológicas e morfológicas, até sua expressão final.

ADAPTAÇÕES
4. O crescimento desorganizado de um tecido específico que resulta em células que variam de tamanho, forma e aspecto e que podem ser um foco de surgimento de câncer, é dito:
( ) metaplasia fisiológica
( ) atrofia
( ) displasia
( ) hiperplasia patológica

5. Um homem de 53 anos tem pressão arterial de 150/95 mm (bem acima do normal). Se este distúrbio permanecer sem tratamento durante anos, que processo adaptativo será observado no coração?
( ) metaplasia patológica
( ) atrofia
( ) hipertrofia patológica
( ) hiperplasia fisiológica

6. Uma mulher de 75 anos de idade, com doença de Alzheimer, morre de insuficiência cardíaca congestiva. À necropsia o cérebro mostra os sulcos alargados e diminuição de massa. O cérebro dessa paciente exemplifica qual das seguintes respostas à lesão crônica?
( ) metaplasia patológica
( ) atrofia
( ) hipertrofia fisiológica
( ) hiperplasia

7. Uma mulher de 32 anos apresenta pirose “azia” com dor subesternal por refluxo do conteúdo gástrico para o terço inferior do esôfago. Após muitos meses, o epitélio esofágico exibe uma modificação na tentativa de proteger o esôfago queimado pelo suco gástrico. Qual das seguintes alterações adaptativas ocorreu?
( ) metaplasia patológica
( ) atrofia
( ) apoptose
( ) necrose liquefativa

8. Após o nascimento de seu primeiro filho, uma mulher de 19 anos começou a amamentá-lo. Ela ficou amamentando por quase um ano. Qual dos processos a seguir ocorrido na mama permitiu que ela amamentasse?
( ) metaplasia patológica
( ) atrofia
( ) displasia fisiológica
( ) hiperplasia fisiológica

DEGENERAÇÕES - ACÚMULOS

9. A fibrose cística é uma doença hereditária de crianças onde podemos encontramos acúmulos no pâncreas, brônquios, glândulas salivares e fígado. Qual o tipo de degeneração que ocorre esta doença?
( ) degeneração mucoide
( ) degeneração hialina
( ) degeneração glicogênica
( ) lipidose

10. Qual o tipo de degeneração que atinge o tecido conjuntivo fibroso e que é encontrada em cicatrizes antigas decorrentes de organização de processos inflamatórios?
( ) degeneração mucoide
( ) degeneração hialina
( ) degeneração glicogênica
( ) lipidose

11. A perda de eletrólitos (vômitos e diarréias constantes) pode provocar hipocalemia e desequilíbrio na bomba de Na/K. Qual a degeneração que acontece neste caso?
( ) gordurosa
( ) hidrópica
( ) hialina
( ) glicogênica

Soluções para a tarefa

Respondido por lecisantostorres
14

Resposta: 4- resposta displasia

Explicação:

Respondido por vchinchilla22
6

Questão 1: Sobre a Patologia e a definição de "doença" é correta a Alternativa B:

  • A Patologia geral estuda as reações básicas das células e tecidos, e a Patologia sistêmica estuda o mecanismo das doenças em cada órgão do corpo.

A Patologia  é a parte da medicina que estuda os distúrbios anatômicos e fisiológicos de tecidos e órgãos doentes, bem como os sintomas e sinais pelos quais as doenças se manifestam e as causas que os produzem.

A Patologia Clínica, a qual se baseia na análise de exames de laboratório para identificar modificações no funcionamento do corpo, ajudando na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças.

Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/3380421

Questão 2: Relacionando os diversos fatores patológicos com sua classificação, eles ficam da seguinte maneira: B - D - A - E - C.

  • Fatores etiológicos: [...] apresentou vários adenomas com mais de 2 cm de diâmetro.

  • Alterações morfológicas: [...] displasia intestinal

  • Sintomas: [...] sangue nas fezes, diarreia com constipação, desconforto e sensação de distensão abdominal.

  • Doença: As lesões foram removidas durante a execução do exame.

  • Patogenia: [...] se originaram de pólipos (hiperplasia) que com a ação de irritantes e agentes carcinogênicos.

Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/32928705

Questão 3: Sobre os diversos termos da Patologia, as afirmações são, respectivamente: F - F - F - V.

a) Falso: fatores etiológicos intrínsecos estão relacionados ao sujeito, e gera uma redução da função dos sistemas.

b) Falso: O fungo Candida sp é um fator etiológico infeccioso ou biológico.

c) Falso: A descrição corresponde às áreas atingidas pelas queimaduras, não indica quais são as  alterações morfológicas da lesão.

d) Verdadeira: a patologia engloba tanto a causa das doenças (Etiologia) como o processo desde o estímulo inicial até a expressão morfológica da doença (Patogenia).

Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/35232006

Questão 4: A definição do enunciado corresponde a: Alternativa c) Displasia

A displasia é a presença de células anormais em um tecido ou órgão, elas  variam de tamanho, forma e aspecto; sendo geradas pelo crescimento desorganizado de um tecido específico. As causas comuns são fatores genéticos, químicos, vírus, etc.

A displasia não é câncer, mas às vezes se transforma em câncer. São classificadas em leves, moderadas e graves, com base na aparência anormal das células ao microscópio e na quantidade de displasia no tecido ou órgão.

Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/49011430

Questão 5: Se o distúrbio cardíaco (hipertensão) se manter o processo adaptativo observado no coração será: Alternativa c) Hipertrofia patológica.

A hipertrofia é o crescimento excessivo de um órgão devido ao aumento do tamanho de suas células; pode ocorrer em qualquer órgão do corpo. Neste caso haverá um  aumento do coração em decorrência da hipertensão.

Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/13841719

Questão 6:  O cérebro da paciente exemplifica a lesão crônica denominada: Alternativa b) Atrofia.

A atrofia é entendida como uma diminuição no tamanho das células devido à perda de substâncias celulares. Neste caso, a atrofia é indicada pelos sulcos alargados já que eles são uma diminuição da massa cerebral, devido à perda neuronal.

Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/31721850

Questão 7: As alterações adaptativas geradas para proteger o epitélio esofágico do refluxo do conteúdo gástrico é: Alternativa D) Necrose liquefativa.

A necrose liquefativa é um tipo de necrose que resulta na transformação do tecido em uma massa viscosa líquida por causa da ação das enzimas lisossomais liberadas das células mortas.

Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/34723397

Questão 8: O processo ocorrido na mama que permitiu que a mulher amamentasse ao filho por um ano é: a) Metaplasia patológica.

Uma metaplasia descreve um processo no qual um grupo de células muda de um tipo de célula especializada para um tipo diferente. É causada pelo reprogramação de células, más é reversível.

Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/31297139

Questão 9: A fibrose cística acontece por uma degeneração mencionada na: Alternativa A) Degeneração mucoide.

A fibrose cística  é uma doença que faz com que um muco espesso e pegajoso se acumule nos pulmões, no trato digestivo e em outras áreas do corpo.

Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/50150690

Questão 10: O  tipo de degeneração mencionada no enunciado é: Alternativa B) Degeneração hialina.

A degeneração hialina é aquela onde os tecidos, especialmente o conjuntivo, são substituídos por um material translúcido, homogêneo e acidifílico.

Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/26191416

Questão 11: A degeneração que acontece pela perda de eletrólitos é denominada: Alternativa B) Hidrópica

A degeneração Hidrópica consiste no acúmulo de água nas células, causado pela alterações na bomba de sódio e potássio (Na/K), que gera a retenção de sódio na célula, e consequentemente, retendo água.

Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/43201110

Anexos:
Perguntas interessantes