Pessoal, me ajudem!
As ligações iônicas, covalentes e metálicas acontecem entre quais famílias?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
• Ligação iônica
A ligação iônica acontece entre um átomo que tenha a tendência de perder elétrons (sobretudo os metais das famílias I A, II A e III A) e outro que esteja apto a recebê-los (principalmente não metais das famílias V A, VI A e VII A). O metal cede elétrons até ficar com oito na camada de valência, e o não-metal os recebe até que aconteça o mesmo.
• Ligação covalente
Ela acontece normalmente entre os não metais, que não têm a tendência de perder elétrons para que o outro possa ganhar, por isso, a saída é compartilhar.
• Ligação metálica
Essa é a categoria das ligações químicas observada entre metais.
Resposta:
Lembre que:
- ao fazer uma ligação química o elemento tende a ficar com 8 elétrons na última camada (Regra do Octeto);
- isto acontece quando ele ganha elétrons (completa o octeto na camada) ou quando ele perde elétrons, ficando com a camada anterior completa;
- ocorre também quando ele compartilha elétrons em uma ligação covalente;
Ligação metálica
Ligação metálica é atração eletrostática que ocorre entre um grande número de núcleos e um grande número de elétrons presentes na estrutura do metal.
Metais tem a tendência de ceder elétrons da última camada por terem baixa eletronegatividade, transformando-se em cátions que estão agrupados em formas geométricas, formando um retículo cristalino.
Os elétrons da camada mais externa do átomo formam uma nuvem eletrônica (mar de elétrons) dentro do retículo criando uma interação entre os cátions (do núcleo) e os elétrons livres.
Os elétrons não escapam do retículo cristalino, movimentam-se apenas nele.
Lembre-se que metais são os elementos que pertencem aos grupos 1 (metais alcalinos), 2 (metais alcalino-terrosos), do 3 ao 12 (metais de transição), os metais de pós-transição e os lantanídeos e actinídeos.
Ligação iônica
Explique como se forma uma ligação iônica, usando como exemplo a ligação do sódio e o oxigenio
Na ligação iônica há a formação de íons pela transferência de elétrons entre os átomos, criando uma atração eletrostática entre eles.
Esta é uma ligação que ocorre entre metais (que são pouco eletronegativos) e que tem a tendência de ceder elétrons para estabilizar-se (octeto) transformando-se em cátions (+) e não metais (que são eletronegativos) que tem a tendência de receber elétrons, transformando-se em ânions (-).
Ex: sódio + oxigênio
- distribuição eletrônica
Na: 1s2 2s2 2p6 3s1
O: 1s2 2s2 2p4
- vemos que o sódio (metal) tem apenas 1 elétron na sua camada de valência (a última) e tem a tendência de cedê-lo para ficar estável com 8 elétrons na camada 2;
- o oxigênio (não metal) tem 6 elétrons na última camada (de valência) e tem a tendência de receber 2 elétrons para ficar estável;
- assim, no composto formado 2 átomos de Na cedem seu elétron para 1 átomo de O, formando o composto iônico Na2O.
Ligação covalente
Ocorre entre Não metais e não metais
Como tem eletronegatividade com diferença de 1,7 ou menos, não ocorre doação / recebimento de elétrons, há compartilhamento de pares de elétrons;
- pares formados por um elétron de cada átomo= covalente;
- pares formados por elétrons de apenas 1 dos átomos= covalente dativa;
Resumo
Ligações Químicas
- Metais com não metais ou metais com hidrogênio (hidretos metálicos)= iônica
- Não metais com não metais= covalente
- Metais com metais= metálica