Português, perguntado por btsjungkook019283, 6 meses atrás

pessoal eu tenho uma prova quinta feira sobre " a bomba suja " alguém me diz como fazer pra conseguir me sair bem por favor!!​

Soluções para a tarefa

Respondido por rodraul
0

Resposta:

A "bomba suja" está mais próxima de um acidente radiativo como os de Goiânia ou de Tchernobil do que das bombas nucleares lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki em 1945.

Esse tipo de bomba é apenas uma maneira de espalhar material radiativo e contaminar seja um prédio, seja um quarteirão ou mesmo um bairro de uma cidade. Na bomba "suja" o explosivo é convencional, cuja função é apenas disseminar o material radiativo colocado em torno dele.

Em Goiás em setembro de 1987. Catadores de papel e ferro-velho acharam uma cápsula de césio-137 e a destruíram com marretadas. O material radiativo se espalhou pelo local, ou foi carregado por eles a outros pontos da cidade.

Invisível

O material radiativo assusta porque é invisível. Não há como sentir sua presença. Só detectores permitem descobrir uma contaminação. Logo, o potencial para pânico é enorme. Depois do acidente na usina nuclear de Tchernobil, na Ucrânia, em abril de 1986, mais de 100 mil pessoas foram retiradas de uma área de cerca de 30 km em torno do local. Como consequência direta do acidente morreram 31 pessoas; outras centenas tiveram graus variados de doença. Os ventos e a força da explosão espalharam partículas radiativas por boa parte do hemisfério Norte.

A "bomba suja" pode ser facilmente feita com uma ou mais cápsulas como a de Goiânia, ou com combustível de usinas nucleares, como o urânio ou o plutônio.

Da folha de São Paulo de 2002


btsjungkook019283: AMG, perdão mais a prova é sobre um poema sobre a bomba suja
btsjungkook019283: preciso de um resumo sobre esse poema para conseguir fazer a prova
Perguntas interessantes