História, perguntado por MarcelaDias, 1 ano atrás

Pessoal, as perguntas são acerca do assunto ''Reforma Protestante''. Agradeço desde já a quem puder respondê-las! São as seguintes:

01. O que era o Padroado Real?
02. Por que a livre interpretação da bíblia era criticada pelo alto clero medieval?
03. Em 1997, o jornalista brasileiro Carlos Heitor Cony afirmou: ''Em 1517, quando colocou aquele papelzinho na porta da catedral de Wittenberg, Lutero não estava criando uma seita religiosa, mas inaugurando o mundo moderno''. A quais mudanças profundas a frase está se referindo? Você concorda com tal interpretação? Justifique suas respostas

Soluções para a tarefa

Respondido por luanaturrissi
14
O padroado foi um acordo entre a Igreja e o Reino Portugues que dava ao monarca grandes poderes em relacao a assuntos religiosos. O rei se encarregava de escolher aqueles que ocupariam os cargos detro da igreja como bispos e cardeais, além de controlar dízimos e doacoes, pagando o salário dos sacerdotes, tornando-os praticamente funcionarios da coroa.

A igreja nao queria que houvesse livre interpretacao da bíblia, nem sua traducao para outras linguas pois dessa forma ela garantia o poder sobre seus fieis, estabelecendo o certo e o errado e mantendo práticas como a venda de indugencias.

O papelzinho ao qual o texto se refere sao as 95 teses de Lutero, que desafiou os ensinamentos da Igreja Católica vigentes ate entao quanto à legalidade das penitência, a autoridade do Papa e a questao das indulgências. As 95 teses fizeram nascer um debate teologio que resultou na Reforma protestante e nas ideias do Luteranismo..

Ja concordar ou nao é com voce =)
Espero ter ajudado


Perguntas interessantes