• Pesquisem informações recentes sobre os países envolvidos na Primavera Árabe, procu-
rando descobrir se ocorreram outras mudanças nos governos ou novas ondas de protes-
tos a favor da democracia. Após a pesquisa, produzam um painel com as informações.
Soluções para a tarefa
A Primavera Árabe não se trata de um evento, de algo breve ou de uma estação do ano, trata-se de um período de transformações históricas nos rumos da política mundial. Entende-se por Primavera Árabe a onda de protestos e revoluções ocorridas no Oriente Médio e norte do continente africano em que a população foi às ruas para derrubar ditadores ou reivindicar melhores condições sociais de vida.
Tudo começou em dezembro de 2010 na Tunísia, com a derrubada do ditador Zine El Abidini Ben Ali. Em seguida, a onda de protestos se arrastou para outros países. No total, entre países que passaram e que ainda estão passando por suas revoluções, somam-se à Tunísia: Líbia, Egito, Argélia, Iêmen, Marrocos, Bahrein, Síria, Jordânia e Omã. Veja abaixo as principais informações a respeito de cada uma dessas revoluções.
Tunísia: Os protestos na Tunísia, os primeiros da Primavera Árabe, foram também denominados por Revolução de Jasmin. Essa revolta ocorreu em virtude do descontentamento da população com o regime ditatorial, iniciou-se no final de 2010 e encerrou-se em 14 de Janeiro de 2011 com a queda de Ben Ali, após 24 anos no poder.
O estopim que marcou o início dessa revolução foi o episódio envolvendo o jovem Mohamed Bouazizi, que vivia com sua família através da venda de frutas e que teve os seus produtos confiscados pela polícia por se recusar a pagar propina. Extremamente revoltado com essa situação, Bouazizi ateou fogo em seu próprio corpo, marcando um evento que abalou a população de todo o país e que fomentou a concretização da revolta popular.
Líbia: a revolta na Líbia é conhecida como Guerra Civil Líbia ou Revolução Líbia e ocorreu sob a influência das revoltas na Tunísia, tendo como objetivo acabar com a ditadura de Muammar Kadhafi. Em razão da repressão do regime ditatorial, essa foi uma das revoluções mais sangrentas da Primavera Árabe. Outro marco desse episódio foi a intervenção das forças militares da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), comandadas, principalmente, pela frente da União Europeia.
O ditador líbio foi morto após intensos combates com os rebeldes no dia 20 de Outubro de 2011.
eu so consegui por esses aqui mais ainda tem mais
A Primavera Árabe foi uma série de revoluções em vários países árabes pedindo a democracia em seus países. Alguns países como a Tunísia, Argélia, Jordânia, Omã, Egito, Somália e Iraque tiveram seus governos derrubados. Em outros, a violência continua até os dias atuais como Síria, Líbia e Iêmen.
Primavera Árabe
Os protestos da Primavera Árabe tiveram início na Tunísia onde manifestantes pediam a saída do atual presidente, o que de fato aconteceu, incentivando outros países.
Em seguida, países como Egito, Argélia, Iêmen e Jordânia também começaram a fazer as mesmas exigências por eleições democráticas em seus territórios.
Logo, vários países começaram a registrar ondas de protestos, alguns, repreendidos com extrema violência, o que resultou em guerras civis e seus desdobramentos continuam até os dias atuais.
Para saber mais sobre a Primavera Árabe, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/50844158
#SPJ2