Música, perguntado por gustavo618790, 5 meses atrás

pesquise uma letra de música, cujo tema esteja relacionado a realidade do Brasil em seguida faça a interpretação estabelecendo a relação entre a música e a realidade brasileira​

Soluções para a tarefa

Respondido por rayllanyego
1

Resposta:

A música ‘Que País é esse?’, lançada em 1987 no álbum ‘Que país é este’, da banda Legião Urbana, nunca esteve tão atual. A canção foi escrita por Renato Russo em 1978, durante a Ditadura Militar, e fala sobre as contradições sociais do Brasil.

Quando escreveu a letra, Renato Russo ainda era vocalista de uma banda chamada ‘Aborto Elétrico’, mas só lançou a música quando já estava nos vocais do Legião Urbana. A banda de rock fez sucesso entre os anos de 1982 e 1996, quando Renato Russo faleceu. No Brasil, apenas o álbum “que país é este’ vendeu 1,5 milhão de cópias. E até hoje sucessos da banda são regravados e tocados nas rádios.

A letra começa falando:

“Nas favelas, no Senado

Sujeira pra todo lado

Ninguém respeita a Constituição

Mas todos acreditam no futuro da nação”.

A Constituição Brasileira não é respeitada desde a sua origem, em 1988. Um exemplo é o salário mínimo garantido pela lei:

Art. 7º, inciso IV: Salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim.

O salário mínimo atualmente é de R$ 937. O aluguel de casas básicas em grandes metrópoles no país é quase o valor total do salário. O número de brasileiros que vivem nas ruas por não conseguirem pagar moradia é altíssimo. Para milhões de brasileiros, o dinheiro não dá nem para a comida.

A letra continua de forma irônica, falando de regiões com graves problemas sociais. Os problemas permanecem.

“No Amazonas, no Araguaia

Na Baixada Fluminense

No Mato Grosso e nas Gerais

E no Nordeste tudo em paz”.

O estado do Amazonas é o terceiro mais violento contra o grupo LGBT. Na baixada Fluminense, segundo o Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro, os homicídios aumentaram 30% no ano passado. A ironia com o Nordeste também se reflete nos dias de hoje: a região tem um dos maiores níveis de pobreza do país.

“Na morte eu descanso

Mas o sangue anda solto

Manchando os papéis, documentos fiéis

Ao descanso do patrão”.

A nova lei trabalhista, aprovada recentemente, acaba com o direito do trabalhador de receber pelo menos um salário mínimo. Agora o trabalhador que trabalha por produção pode receber apenas pelo que produz. O intervalo para almoço, que na lei antiga era de no mínimo 1 hora para jornada de 8 horas, agora pode ser reduzido para 30 minutos. Férias podem ser tiradas em três períodos, sendo um deles de apenas 5 dias. Em tese, tudo pode ser negociado com o empregador. Mas, na prática, não será fácil fazer esse tipo de negociação. Parece que Renato Russo acertou mais uma vez.

“Terceiro Mundo se for piada no exterior

Mas o Brasil vai ficar rico

Vamos faturar um milhão

Quando vendermos todas as almas

Dos nossos índios num leilão”.

Para fechar, Renato Russo fala da imagem do Brasil no exterior, e dos nossos índios. Com escândalos de corrupção, dívidas e falta de credibilidade, o Brasil teve sua nota rebaixada pela agência de risco Fitch duas vezes em apenas seis meses. Investidores do mundo todo usam essa nota para investir nos países. Com a nota BB, o Brasil mostra ser um risco para qualquer investimento.

Os índios brasileiros continuam em risco. No mês passado, o presidente Michel Temer assinou um parecer chamado de “vinculante” no qual passa a considerar que os índios têm direito à terra desde que estivessem ocupando a área em outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Brasileira. O problema é que os índios vem sendo expulsos das suas terras desde a colonização do Brasil. E com o crescimento das cidades, cada vez mais os índios mudam suas aldeias para onde resta mata nativa. Poucos vivem nas suas terras de origem.

Como a música de 30 anos questiona, “Que país é esse?”.

Explicação:

Perguntas interessantes