Pesquise uma lenda ou um mito para apresentar na próxima aula.
Soluções para a tarefa
Esta Lenda é muito comum na Região dos Rios do Pará e também no Maranhão. O nome Capelobo é a união de um nome de significado provavelmente indígena, onde Cape (osso quebrado, torto ou aleijado) + lobo.
O Capelobo pode aparecer com duas formas distintas: forma de animal - onde parece com uma anta, porém com características mais distintas, é maior que uma anta comum, é mais rápido, apresenta um focinho mais parecido com o de um cão ou porco, e longos cabelos - e forma humana: aparece com o corpo metade homem, com focinho de tamanduá, e corpo arredondado.

Costuma sair à noite, rondando as casas e acampamentos que ficam dentro das florestas, costuma apanhar cães e gatos recém nascidos, mas quando captura um animal maior ou um homem, ele quebra o crânio e come o cérebro ou bebe o sangue. Só é morto com um ferimento no umbigo.
- Resposta: A Lenda do Curupira, de origem incerta, mas conhecida em todo o Brasil, narra a história de uma criatura que guarda a floresta, além de fazer muitas travessuras.
De acordo com a lenda, o Curupira tem os pés virados para trás e sua existência explica o desaparecimento de caçadores.
- A Lenda da Iara é oriunda da região Norte. Ela conta a história de uma bela guerreira invejada por seus irmãos e que, por isso, resolvem matá-la. Sagaz, Iara consegue escapar dos irmãos e é ela quem os mata.
Com medo do pai, Iara foge, mas ele consegue apanhá-la e lançá-la no rio. Salva pelos peixes, Iara se torna uma sereia que seduz os homens deixando-os loucos.
- A Lenda da Mãe-do-ouro é típica da região Centro-Oeste. Ela conta como uma mulher protege jazidas de ouro e tesouros.
Segundo a lenda, um escravo chorou de tristeza no dia em que não encontrou ouro para levar ao patrão que era muito mau. Compadecida, a Mãe-do-ouro apareceu mostrando ao escravo onde encontrar ouro, mas com a condição de que ele não poderia revelar o local a ninguém.
Obrigado pelo patrão, que o mandou açoitar, o escravo revelou o segredo. Depois disso, o patrão dirigiu-se ao local acompanhado por vários escravos, onde todos morreram soterrados.
Explicação:
bom só escolher e fazer