Pesquise um animal que esteja ameaçado de extinção e elabore um esquema com sua classificação em categorias taxonomicas
Soluções para a tarefa
Explicação:
baleia-azul (Balaenoptera musculus) é um mamífero marinho pertencente à subordem Mysticeti dos cetáceos. Com até 30 m de comprimento[2] e mais de 180 t de peso,[3] são os maiores animais que já existiram.[4]
Longo e esguio, o corpo das baleias-azuis apresenta seu dorso em diferentes tons azuis-acinzentados, enquanto seu ventre é geralmente mais claro.[5] Existem pelo menos três subespécies distintas: B. m. musculus, cujo habitat restringe-se ao norte dos oceanos Atlântico e Pacífico, B. m. intermedia, do oceano Antártico e B. m. brevicauda (também conhecida como baleia-azul-pigmeia), encontrada no oceano Índico e no sul do oceano Pacífico. B. m. indica, do oceano Índico, pode ser uma outra subespécie. Como é o caso das outras espécies pertencentes à subordem Mysticeti, a dieta das baleias-azuis consiste quase que exclusivamente de pequenos crustáceos conhecidos como krill, os quais filtram da água do mar usando lâminas córneas em sua cavidade bucal.[6] Porém, elas também podem se alimentar de pequenos peixes e lulas.
As baleias-azuis eram, até ao início do século XX abundantes em quase todos os oceanos. Caçadas durante mais de um século, foram levadas à beira da extinção pelos baleeiros, até se tornarem objeto de mecanismos de proteção adotados pela comunidade internacional em 1996. Um relatório de 2002 estimou que existam de cinco a doze mil baleias-azuis ao redor do mundo,[7] distribuídas em pelo menos cinco agrupamentos. Contudo, pesquisas mais recentes sobre as subespécies pigmeias sugerem que a população atual é maior.[8] Antes de serem caçadas, o maior agrupamento estava na Antártida, com aproximadamente 239 000 indivíduos.[9] Os agrupamentos remanescentes atuais, muito menores, com algo em torno de 2000 indivíduos cada, estão localizados a noroeste dos oceanos Pacífico, Antártico e Índico. Outros dois agrupamentos de baleias-azuis encontram-se ao norte do oceano Atlântico, e há pelos menos outros dois no Hemisfério Sul.
Uma espécie em extinção é um tipo de organismo que sofre a ameaça de não existir mais. As espécies se tornam ameaçadas por duas razões principais:
Perda do habitat natural
Perda da variação genética
Dito isto, algumas das principais espécies que correm o risco de sofrer extinção atualmente são:
Onça-pintada
Lobo-guará
Panda-gigante
Baleia-azul
Pinguim-africano
Peixe-boi-marinho
Com esses exemplos, é necessário realizar um esquema de classificação taxonômica de uma dessas espécies em extinção.
O que é classificação taxonômica?
Classificação taxonômica é o processo de organização dos organismos em níveis sucessivos conforme a classificação biológica, seja em ordem crescente ou decrescente de reino para espécie e vice-versa.
A classificação taxonômica do Lobo-guará, por exemplo, é a seguinte:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Canidae
Gênero: Chrysocyon
Espécie: Chrysocyon brachyurus
Para saber mais sobre as espécies em extinção, acesse: brainly.com.br/tarefa/38718743