Pesquise três explicações para a origem da vida de acordo com diferentes concepções de caráter mítico- religioso e descreva em seu caderno um breve relato com as informações que obteve, conforme segue: a. Concepção de origem indígena; b. Concepção de origem Africana, c. Concepção de origem Judaico-Cristã
Soluções para a tarefa
Resposta:
A concepção indígena sobre a origem da vida, assim como de todas as coisas, é uma perspectiva variante em cada tribo associada à sua cosmogonia particular.Os índios Dessana acreditam que, Yebá bëló, uma mulher se fez a si mesma, e através de seu pensamento. Também está quela que afirma que o Deus Tupana desceu do céu no meio de uma ventania grande, e de sua pele de tupana caiu do corpo dele, se estendeu sobre as águas e formou terras.Enquanto que, para a etnia Iorubá, a criação do mundo foi dada pelas disputas entre os deuses: Orixás, Obatalá e Oduduá, mediados por um deus maior, Olodumaré.
A concepção de origem africana ;e é explicada através do mito africano do deus Mbombo, que vomitou o mundo, os seres humanos e o universo, trazendo-os à existência.No começo estava Mbombo, o criador, junto com a água e a escuridão. Segundo o mito, Mbombo, ou Bumba, como é chamado na tradição Boshongo, é uma figura branca gigantesca que estava doente há milhões de anos. O motivo de sua doença era sua solidão incurável. Mbombo vomitou e produziu o sol, criando luz e dia. Isso fez a água secar, o que resultou na terra. Mbombo vomitou pela segunda vez e criou a lua e as estrelas, que dividiam dia e noite. O deus vomitou de novo e dele nove animais saíram e destes nasceram os outros. E ele continuou fazendo isso até criar os humanos.
CONCEPÇÃO DE ORIGEM judaico-crista Esse mito também é dito no criacionismo, onde apenas Deus é o criador de todas as coisas, os elementos envolvidos na criação são intangíveis, tudo ocorreu conforme a vontade e o verbo de Deus, que criou o mundo em etapas, e criou o ser humano do barro do mundo, que representa a matéria da vida.A teoria criacionista vê um ser divino como criador de todas as coisas, da vida na terra, da terra em si, da inteligência e tudo que existe, inclusive uma espécie de vida pós-morte.
Explicação: