Pesquise sobre uma " Mulher negra baiana " dê destaque na sociedade em uma das seguintes áreas: ( educação, saúde, justiça, política, ciência).
Soluções para a tarefa
Resposta:
Tia Eron
Deputada estadual (PRB), Eronildes Vasconcelos, mais conhecida como Tia Eron, é guerreira e carrega em sua história o marco de quebras de preconceitos na sociedade, como os conceitos machistas e o racismo, que impõe a ideia de que as mulheres são inferiores e negros são de segunda classe. Negra, viúva, mãe e oriunda de família humilde, Tia Eron tem em seu currículo várias conquistas: é a primeira mulher a dirigir o PRB baiano, a mulher mais votada da Bahia e a mulher mais votada do seu partido no Brasil.
Desde nova, esteve envolvida com trabalho voluntário e tornou-se vereadora em 2000, onde desenvolveu vários projetos. Um dos seus primeiros atos foi buscar a reativação da Comissão Temporária de Combate à Discriminação Contra a Mulher. Sua vida política é destacada pela luta em defesa da mulher, a valorização dos negros e das crianças
Luislinda Valois
A baiana Luislinda Valois foi a primeira mulher negra a se tornar juíza no Brasil. Essa é apenas uma das muitas conquistas que ela têm em seu currículo. Ainda criança, foi discriminada por um professor, porque não podia comprar o material adequado para estudar. O professor disse que ela não devia estar estudando e sim cozinhando feijoada para brancos. Ali, ela decidiu vencer na vida através dos estudos.
Mesmo sendo a primeira mulher negra a sentenciar tendo como base a Lei do Racismo no Brasil, ela teve que enfrentar o desafio de ser aceita como magistrada. O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) determinou que ela fosse promovida ao cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), utilizando como argumento principal o critério de antiguidade para a concessão da promoção. Hoje, aos 73 anos, ela continua a luta para que as mulheres negras tenham mais espaço na sociedade.