pesquise sobre tipos de surdez e faca um breve resumo sobre cada tipo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Quando um bebê nasce surdo, pode ser porque a mãe ingeriu medicamentos que afetaram o ouvido, durante a gestação ela contraiu alguma doença que gera essa consequência ou o bebê herdou a condição de surdo por uma questão de genética familiar. O quadro pode ser gerado até mesmo durante um parto prematuro ou tardio.
Quanto à surdez adquirida, o indivíduo pode ficar surdo em outras épocas da vida, em qualquer idade, por um acidente, uma doença que deixa esse tipo de sequela, a ingestão incorreta de medicamentos como antibióticos, o excesso de ruídos no trabalho ou até mesmo ouvindo música alta.
Além disso, quando o indivíduo chega à terceira idade fica mais vulnerável a perda da audição. Agora, dependendo das causas, o grau de perda é maior e as limitações também, confira abaixo.
Quais são os tipos de surdez?
A surdez apresenta variações entre leve, moderada, grave, severa e até profunda, mas com situações e níveis de entendimento linguístico diferentes. Falaremos mais sobre isso a seguir.
Neurossensorial
A neurossensorial compromete as células neuronais, portanto, é mais difícil de ser tratada. Isso porque o som até faz o ouvido vibrar e chegar à cóclea, porém, os estímulos não são transmitidos ao cérebro.
Quando atinge pessoas com idade avançada, esse tipo de surdez é considerado natural. Por outro lado, se acomete aos jovens, é bastante preocupante — lembrando que isso pode acontecer pelo excesso de sons altos, como fones de ouvidos.
Em casos de a pessoa contrair uma doença infecciosa grave como a meningite, se não for descoberta e tratada com o antibiótico adequado, a bactéria pode alcançar o cérebro e prejudicar a região responsável pela audição.
Só é possível amenizar esse tipo de perda auditiva com o uso de aparelhos auditivos e implantes de orelha média. Porém, quando chegam ao nível severo e profundo, o modelo coclear deve ser adotado.
Atualmente, existem aparelhos auditivos que se autorregulam de acordo com o ambiente, seguindo o nível de ruído ou de grave que o surdo deseja ouvir. Existem também as tecnologias assistivas e comunicações inclusivas, que são práticas e cada vez mais necessárias
Explicação: