História, perguntado por ltm295197, 9 meses atrás

Pesquise sobre os deuses: Osíres, Ámon, Mut, Seth e Anubis.​

Soluções para a tarefa

Respondido por roqueteamabile123
3

Resposta: OSIRIS

Osíris (em egípcio: wsjr) é um deus da mitologia egípcia. ... Mais tarde, seus mitos passaram a representá-lo como um mítico faraó que teria governado o Egito em tempos imemoriais, sendo traído por seu próprio irmão, Seth, que o mata para obter o trono

Ámon

Dentre os deuses egípcios, um dos mais importantes e mais conhecidos até hoje é Amon, cujo nome significa "O Oculto", "O Invisível". Devido a esse caráter indefinido, Amon pode ser considerado o mais misterioso dos deuses egípcios. Ele era representado de diversas formas, seja como um carneiro ou como um homem. Às vezes, como um homem com cabeça de carneiro.

Amon, a princípio, era um deus de adoração local. Mas seu culto foi ganhando importância ao longo do tempo. Associado a Rá, deus do Sol, tornou-se Amon-Rá, o "Rei dos Deuses", patrono da cidade de Tebas e a mais poderosa divindade de todo o Antigo Egito.

Mut

Mut é uma deusa do Egito Antigo, esposa de Amon (durante o Império Novo seu casamento era uma das celebrações anuais mais comemoradas) e mãe adotiva de Khonsu. A rainha de todos os deuses.

Mut era entendida como uma deusa bastante poderosa. De início era apenas uma deusa-falcão da cidade de Tebas. A partir da XVIII dinastia, quando o deus Amon se tornou popular, Mut passou a ser vista como sua esposa, tendo substituído a primeira mulher deste, a deusa Amonet, como sua companheira

Esta deusa era representada como uma mulher simples com um vestido vermelho ou azul usando a serpente (ureus) e a dupla coroa do Alto e Baixo Egito. Por vezes, era também representada com uma cabeça de leoa e por vezes como uma mulher vestindo um cocar de abutre, com a coroa dupla do Egito. Seu símbolo hieroglífico era um abutre, que foi usado nas coroas de rainhas do Egito para tipificar a sua maternidade.

Seth

Seth, também referido como Set (em egípcio antigo: stẖ; em grego clássico: Σήθ; transl.: Séth), Setesh, Sutekh, Setekh ou Suty, é um deus egípcio do caos, da seca, da guerra, o senhor da terra vermelha (deserto) onde ele era o equilíbrio para o papel de Hórus como o senhor da terra negra (solo).

Anubls

Anúbis (em grego antigo: Ἄνουβις) ou Anupo foi como ficou conhecido pelos gregos deus egípcio antigo dos mortos e moribundos, guiava e conduzia a alma dos mortos no submundo, Anúbis era sempre representado com cabeça de chacal, entretanto os egiptólogos mais conservadores afirmam que não há como saber com certeza o animal que o representa, era sempre associado com a mumificação e a vida após a morte na mitologia egípcia, também associado como protetor das pirâmides. Na língua egípcia, Anúbis era conhecido como Inpu (também grafado Anup, Anpu e Ienpw).[1] A menção mais antiga a Anúbis está nos Textos das Pirâmides do Império Antigo, onde frequentemente é associado com o enterro do Faraó.[2] Na época, Anúbis era o deus dos mortos mais importante, porém durante o Império Médio, Osíris.[3] , passou a ter a função de deus primordial dos mortos, enquanto que Anúbis tinha funções menores como por exemplo o preparo do corpo e embalsamento dos mortos, além disso era o protetor do processo de mumificação.

Explicação:

Espero ter ajudado

Respondido por dih2230x
1

Resposta:

1. Osíris - Senhor dos Mortos

Osíris

Osíris era adorado no Egito como o deus da vida após a morte, visto que os egípcios acreditam na continuação da vida em outro plano.

Na mitologia egípcia, logo após a criação do mundo o deus da terra, Zeb, e a deusa do céu, Nut, geraram filhos. Entre eles, Osíris, que se tornou Governador da Terra. Ele se casou com sua irmã Ísis. Enciumado com o sucesso de seu governo, seu irmão Seth o assassinou. Porém, usando de mágica, Ísis conseguiu trazê-lo de volta a vida.

Hórus, seu filho com Ísis, foi o responsável por vingar sua morte. Seu herdeiro se tornou então o novo rei do Egito, enquanto Osíris desceu ao submundo, tornando-se Juiz e Senhor dos Mortos.

2.Ámon - O Oculto

Amon

Padroeiro da cidade de Tebas, Ámon era um dos deuses mais populares e poderosos do Egito. Era geralmente representado em uma forma humana, mas após o período conhecido como Novo Império (que se encerra no século XI a.C.) passou a ser retratado com cabeça de carneiro, simbolizando a fertilidade. Ámon significa "O Invisível", "O Oculto" ou "O Obscuro".

Ámon era o deus do ar e do Sol. Fazia parte da “Tríade Tebana”, junto com Mut e seu descendente Khonsu, o deus da lua. Como muitos outros antigos deuses egípcios que foram assimilados com suas versões regionais, Ámon foi fundido com Rá, tornando-se Ámon-Ra.

3.Mut - A Deusa Mãe

Mut

Mut, que significa “mãe” na língua egípcia, era uma das principais deusas tebanas, esposa de Ámon e mãe de Khonsu. Como mãe, exercia um papel protetor, seja nesta vida, seja no além, livrando as almas da opressão dos demônios.

Venerada como a grande mãe divina, Mut era geralmente descrita como uma mulher usando duas coroas na cabeça, representando o Alto e o Baixo Egito. Às vezes ela também era retratada com a cabeça ou corpo de um abutre, ou como uma vaca, pois posteriormente ela se fundiu com Hator, outra grande mãe divina que era geralmente representada como uma mulher com rosto e chifres de vaca.

4. Seth - O Deus do Caos

Seth

Seth era o deus do deserto e das tempestades, que mais tarde também foi associado ao caos e à escuridão. Ele era descrito como um homem com cabeça de cão e cauda bifurcada, mas às vezes ele também era representado como porco, crocodilo, escorpião ou hipopótamo. É personagem importante da lenda de Osíris e Ísis, tendo sido ele o autor do primeiro assassinato do mundo.

Como resultado da crescente popularidade do culto a Osíris, Seth foi demonizado e suas imagens foram removidas dos templos. No entanto, em algumas partes do Antigo Egito ele continuou a ser adorado como uma das principais divindades.

5.Anúbis - O Embalsamador Divino

Anubis

Anúbis era um deus com cabeça de chacal e corpo de homem, responsável pelo reino dos mortos antes do assassinato de Osíris. Esse deus era conhecido por mumificar os mortos e orientar suas almas para a vida após a morte. Também era o guardião dos cemitérios e das múmias.

Anúbis era descendente de Rá e Néftis, e era representado com um tom de pele preto, simbolizando os depósitos escuros do Nilo, que garantiam o sucesso do cultivo no Egito. O preto também faz referência à cor que o corpo adquire no processo de mumificação.

Segundo a lenda, foi Anúbis o responsável por realizar a mumificação de Osíris, tornando-se o primeiro embalsamador.

Perguntas interessantes