Pesquise sobre os aspectos sociais, econômicos e culturais da america latina
Soluções para a tarefa
Resposta:
ASPECTO SOCIAIS
Com uma população de 953,6 milhões de pessoas (2012), o continente americano é o terceiro mais habitado, depois da Ásia e da África. Em virtude do processo de colonização de seus territórios, há uma grande variedade étnica, envolvendo os inúmeros povos nativos que habitavam em tempos pré-colombianos, grupos identitários europeus e as várias etnias africanas, advindas por meio do processo de escravidão colonial
ECONOMIA
-Em termos econômicos, a América Latina expressa-se pela sua condição de subdesenvolvimento. Tal situação deve-se, em maior parte, pela herança deixada pela colonização de exploração, realizada pelos povos europeus. Além disso, a maioria dos países é essencialmente agrária, aqueles que se industrializaram o fizeram de maneira tardia.
Em 2008, o Produto Interno Bruto (PIB) dos países latino-americanos somados ultrapassou os três trilhões de dólares, com destaque para o Brasil, que possui 36% desse total, seguido por México (20%), Colômbia (8%) e Argentina (7%).
CULTURA
-A América do Sul apresenta uma rica variedade cultural, muitas vezes com culturas que atravessam a fronteiras dos países. Um bom exemplo é a cultura gaúcha, que vai do Sul do Brasil, passando pela Argentina e Uruguai. Sendo possível ver traços dessa cultura em hábitos alimentares (como o chimarrão e os churrascos), na moda e em outros diversos aspectos que fazem parte do jeito de ser e da cultura dos indivíduos que nascem nessa região.
O Tango argentino, o Samba, o forró e o frevo e a Bossa Nova do Brasil, são alguns exemplos de estilos musicais (e de dança) que ganharam o mundo e se tornaram influências culturais em vários países por todo o planeta, mas que tiveram origem na América do Sul.
religião predominante neste sub-continente é o catolicismo romano, sendo o Brasil o maior país católico do mundo, porém existe um crescente fluxo evangélico/protestante na América do Sul, bem como existem religiões sincréticas locais (como a Umbanda, Jurema e o Catimbó que misturam elementos católicos, espíritas, indígenas e africanos), algumas inclusive fazendo uso de substâncias enteógenas em seus cultos, como o polêmico Santo-Daime (Ayahuasca).
Explicação:
Explicação:
O nome América Latina é derivado das línguas faladas em diversas partes do continente americano. Na América do Norte, somente o México está inserido nesse contexto, além de toda a América Central e do Sul. Isso significa que são países de língua latina, como o português, o francês e o espanhol. Os países que integram a América Latina possuem semelhanças quanto à condição de subdesenvolvimento, tais como economia fragilizada e atrasada, problemas sociais e políticos.
Na América Latina era desenvolvida a agricultura de subsistência, incluindo ainda caça, pesca e coleta. Com a chegada dos colonizadores europeus, grande parte dos países latinos passaram a cultivar produtos destinados à exportação, com o objetivo de obter lucro.