Saúde, perguntado por AlanaRock00, 7 meses atrás

pesquise sobre os agentes causadores, sintomas, formas de transmissão, tratamentos e métodos de prevenção das seguintes ISTs:
a) sífilis
b) Gonorréia
c) HPV
d)Hepatite
e)Aires
f) Herpes


Viihotaku: também preciso disso ;-;

Soluções para a tarefa

Respondido por mariaclaracombat
49

a) Infecção bacteriana geralmente transmitida pelo contato sexual que começa como uma ferida indolor.

A sífilis desenvolve-se em estágios, e os sintomas variam conforme cada estágio.

A primeira etapa envolve uma ferida indolor na genitália, no reto ou na boca. Após a cura da ferida inicial, a segunda fase é caracterizada por uma irritação na pele. Depois, não há sintomas até a fase final, que pode ocorrer anos mais tarde. Essa fase final pode resultar em danos para cérebro, nervos, olhos ou coração.

A sífilis é tratada com penicilina. Os parceiros sexuais também devem ser tratados.

b) Infecção bacteriana sexualmente transmissível que, se não for tratada, pode causar infertilidade.

A triagem regular pode ajudar a detectar casos em que há uma infecção, apesar da ausência de sintomas.

Os sintomas incluem dor ao urinar e secreção anormal do pênis ou da vagina. Os homens podem sentir dor testicular e as mulheres, dor pélvica. Em alguns casos, a gonorreia não tem sintomas.

A gonorreia pode ser tratada com antibióticos.

c) Infecção que causa verrugas em diversas partes do corpo, dependendo do tipo do vírus.

O papilomavírus humano (HPV) é a infecção sexualmente transmissível (DST) mais comum.

Muitas pessoas com HPV não desenvolvem nenhum sintoma, mas ainda podem infectar outros indivíduos pelo contato sexual. Os sintomas podem incluir verrugas nos órgãos genitais ou na pele circundante.

Não há cura para o vírus, e as verrugas podem desaparecer por conta própria. O tratamento visa eliminar as verrugas. Uma vacina que previne os variados tipos de HPV com maior probabilidade de causar verrugas genitais e câncer cervical é recomendada para meninos e meninas.

d) As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. É uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Entretanto, quando presentes, podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda, com menor frequência, o vírus da hepatite D (mais comum na região Norte do país) e o vírus da hepatite E, que é menos frequente no Brasil, sendo encontrado com maior facilidade na África e na Ásia.

As infecções causadas pelos vírus das hepatites B ou C frequentemente se tornam crônicas. Contudo, por nem sempre apresentarem sintomas, grande parte das pessoas desconhecem ter a infecção. Isso faz com que a doença possa evoluir por décadas sem o devido diagnóstico. O avanço da infecção compromete o fígado sendo causa de fibrose avançada ou de cirrose, que podem levar ao desenvolvimento de câncer e necessidade de transplante do órgão.

O impacto dessas infecções acarreta em aproximadamente 1,4 milhões de mortes anualmente no mundo, seja por infecção aguda, câncer hepático ou cirrose associada as hepatites. A taxa de mortalidade da hepatite C, por exemplo, pode ser comparada ao HIV e tuberculose.

e) A AIDS é causada pelo vírus HIV, que interfere na capacidade do organismo de combater infecções.

O vírus pode ser transmitido pelo contato com sangue, sêmen ou fluidos vaginais infectados.

Algumas semanas depois da infecção pelo HIV, podem ocorrer sintomas semelhantes aos da gripe, como febre, dor de garganta e fadiga. A doença costuma ser assintomática até evoluir para AIDS. Os sintomas da AIDS incluem perda de peso, febre ou sudorese noturna, fadiga e infecções recorrentes.

Não existe cura para a AIDS, mas uma adesão estrita aos regimes antirretrovirais (ARVs) pode retardar significativamente o progresso da doença, bem como prevenir infecções secundárias e complicações.

f) Herpes é uma doença causada pelo Vírus Varicela-Zóster (VVZ), o mesmo que causa também a Catapora. Esse vírus permanece em latência durante toda a vida da pessoa.

A reativação ocorre na idade adulta ou em pessoas com comprometimento imunológico, como os portadores de doenças crônicas (hipertensão, diabetes), câncer, Aids, transplantados e outras.

Excepcionalmente, há pacientes que desenvolvem herpes-zóster após contato com doentes de varicela e, até mesmo, com outro doente de zóster, o que indica a possibilidade de uma reinfecção em paciente já previamente imunizado. É também possível uma criança adquirir varicela por contato com doente de zóster.

A Herpes-Zóster pode levar a complicações e outras formas clínicas graves, inclusive, levar à morte.

OBS: todas as doenças sexualmente transmissíveis (DST's) só podem ser prevenidas com o uso de camisinha.

espero ter lhe ajudado :)

Respondido por ednetmello
5

A) o agente causador da sífilis é a bactéria Treponema pallidum, os sintomas são surgimento de feridas, manchas na pele, febre, entre outros. Transmitida via relação sexual, prevenção uso de camisinha.

B) A) A gonorreia é causada pelas bactérias Neisseria gonorrhoeae e Chlamydia trachomatis, apresentam dor ao urinar, corrimentos amarelados e dor durante a relação sexual, são os sintomas comuns. Transmitida através da realização sexual, a prevenção é o uso de preservativo.

C) A HPV é causada Papilomavírus humano, caso apresente sintomas pode surgir verrugas genitais, transmissão via relação sexual desprotegida, e a prevenção é o uso de preservativo.

Doenças sexualmente transmissíveis

D) o agente causador da hepatite vírus DNA, hepatovírus, os sintomas são icterícias, febre, dor abdominal, sua transmissão é através do contato com sangue e secreções de pessoas contaminadas. Prevenção é evitar contato com pessoas contaminadas.

E) O Auris é causado por uma bactéria, seus sintomas são  inchaço da pele, dor, vermelhidão, transmitida através do contato direto ou lugares infectados, a prevenção é evitar contato prolongando em superfícies de hospitais.

F) A Herpes é causada por um vírus, transmitido através de gotículas de salivas, a prevenção é  evitar contato de saliva com pessoas infectadas, e usar preservativo.

Saiba mais sobre doenças sexualmente transmissíveis aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/2707630

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes