Química, perguntado por santaninha1r2um3or, 8 meses atrás

pesquise sobre o tratamento de água e esgoto e os processos de separação de misturas. Faça um resumo sobre esse conteúdo



mim ajuda por favor é pra hoje ​

Soluções para a tarefa

Respondido por hnwangg
3

Explicação:

O esgoto urbano tem diversas características. Tem o esgoto doméstico (pia, vaso sanitário), tem o esgoto industrial, e mesmo o lixo de rua que é levado pelas águas da chuva para os córregos e rios. Todas estas formas de ‘esgoto’ contém muito lixo “grosso”.

Para fazer o tratamento deste esgoto e o tratamento da água são necessárias várias fases de separação do que é lixo ‘fisico’, e depois a separação dos componentes líquidos, em fases para chegar à purificação da água. Veja na imagem uma proposta de tratamento de esgoto da Companhia de Águas e Saneamento de São Paulo (Sabesp).

tratamento de esgoto - sabesp

– Dessalinização da água do mar

Em alguns lugares do planeta a falta de água é tamanha que é preciso pegar água do mar para utilizar domesticamente ou mesmo em indústrias. Para isso, as usinas dessalinizadoras utilizam técnicas e equipamentos baseados em osmose e membranas semi-permeáveis para purificar a água.

– Destilação da cachaça – Aqui está um exemplo bem brasileiro que facilita a compreensão de Separação de Misturas. O processo tem início com a extração do ‘Caldo de Cana’, já com a separação entre o ‘bagaço’ e o ‘caldo’. Depois, com sucessivos processos, vêm as fases do processo até chegar à destilação final da aguardante.

– Separação de frutas podres das boas em cooperativas (catação) – Outro exemplo bem fácil de você compreender a separação de misturas.

Decantação → Permite a separação de líquidos imiscíveis (que não se misturam) ou um sólido precipitado num líquido. Exemplos: água e areia e água e óleo vegetal.

Filtração → É usado para separar um sólido de um líquido ou sólido de um gás, mesmo que o sólido se apresente em suspensão. Fazer café usando um coador, por exemplo, é um exemplo de filtração. Veja na imagem, para não esquecer:

Centrifugação → É usado para separar líquidos não miscíveis (que não se misturam) ou um líquido de um sólido insolúvel em suspensão.

Cristalização → Separa um sólido cristalino de uma solução.

Destilação → Separa líquido(s) de sólido(s) dissolvidos ou líquido(s) de líquido(s).

Destilação fracionada → É um método de separação de líquidos que participem de mistura homogênea ou heterogênea. Quanto mais distantes forem os pontos de ebulição destes líquidos, mais eficiente será o processo de destilação.

Cromatografia → Para separar substâncias com diferentes solubilidades num determinado soluto.

Separação magnética → Consegue separar componentes que tenham propriedades magnéticas dos que não as possuem.

Extração por solvente → Para usar este processo usa-se um solvente que só dissolve um dos constituintes da mistura.

Catação → Usada para separação de sistemas sólido-sólido.

Peneiração →Também conhecida como tamisação, este método é usado na separação de sistemas sólido-sólido, onde um dos dois componentes apresente granulometria que permita que o mesmo fique preso nas malhas de uma peneira.

Ventilação →Método de separação para sistemas sólido-sólido, onde um dos componentes pode ser arrastado por uma corrente de ar. Um bom exemplo é a separação da casca e do caroço do amendoim torrado.

Levigação →A água corrente arrasta o componente menos denso e o mais denso deposita-se no fundo do recipiente.

Evaporação →Método de separação de misturas sólido-líquido por evaporação do solvente, também conhecido como cristalização. Em recipiente aberto, simplesmente permite-se que o solvente evapore, deixando o sólido. Nas salinas, o sal é obtido a partir da água do mar através deste processo.

Perguntas interessantes