Filosofia, perguntado por popcoracao, 1 ano atrás

pesquise sobre o texto de Dedalo e Ícaro e fazer um texto sobre "A ambiguidade da ciência"​

Soluções para a tarefa

Respondido por meiodesesperado30
8

Resposta:

Dédalo na mitologia grega foi o homem que planejou a construção do labirinto do Minotauro; o rei Minos, com medo que Dédalo venha a revelar coisas sobre o labirinto, mandou que Dédalo e seu filho Ícaro sejam presos no labirinto e nunca mais saiam.

Dédalo, para fugir, inventou asas de cera funcionais para voar para longe de sua condenação, ele fez dois pares de asas; um para si mesmo e outro para Ícaro. Ele avisou para Ícaro que não deve se aproximar do Sol senão as asas derretem e ele ia cair no chão; durante a fuga o imprudente Ícaro fez o oposto do que foi avisado e caiu no chão para a sua morte.

Dédalo usou a ciência e a invenção para solucionar um problema, mas Ícaro não escutou seu pai inventor e, consequentemente, fez mal uso da ciência em suas mãos morrendo logo depois.

O conto de Dédalo mostra como a ciência pode ser semelhante a uma faca de dois gumes, se bem usada pode salvar vidas e livrar pessoas de injustiças; se usada de forma incorreta e imprudente pode matar o próprio usuário.

Explicação:

Respondido por elamambretti
0

Dédalo foi um grande inventor. Quando mais jovem, por inveja, tentou matar seu sobrinho Talo. Condenado pelos deuses, foi obrigado com seu filho Ícaro, a refugiar-se me Creta. Lá foi  contratado pelo rei Minos a construir um labirinto para prender a horrenda figura do Minotauro.

Anos depois, impedido de deixar a ilha, junto ao seu filho, fez a sua maior invenção: asas feitas de cera para fugirem voando. Entretanto Dédalo avisou Ícaro para que não voasse próximo ao sol, pois suas asas derreteriam. Ícaro, desprezando o conselho do pai, sofreu tremenda queda, vindo a falecer. Dédalo, profundamente entristecido, foge e esconde-se na Sicília.

A ambiguidade da ciência

O mito de Dédalo e Ícaro nos conta sobre a enorme capacidade humana de, diante de um problema, buscar soluções práticas e objetivas, longe do sobrenatural, como mostram as asas feitas de cera e que permitiram realizar o impossível, como voar.

Entretanto, percebe-se que, mesmo o impossível tem seu limite. É preciso sempre considerar como alcançaremos nossos objetivos e principalmente, os resultados e as consequências dos nossos atos.

Fica a advertência do mito: a curiosidade deverá ser moderada pela prudência. Assim como os homens é a ciência: toda a criatividade deverá ser contida pela responsabilidade.

Bons estudos!

Para saber mais sobre A ética e a ciência leia: brainly.com.br/tarefa/7458718

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes