Pesquise sobre o surto de febre amarela que ocorreu em Campinas em 1889. Faça um breve resumo cobre as causas e consequências dessa febre para a população de Campinas. Ajudaa pfv
Soluções para a tarefa
Resposta:
No final do século XIX, Campinas vivenciou uma tragédia sem precedentes em sua história, embora estivesse experimentando grande progresso econômico graças à cultura do café.
Embora não fossem excludentes entre si, duas escolas médicas pertenciam ao teatro das discussões do período, e conhecê-las, permite o entendimento das ações tomadas no combate às epidemias.
Os contagionistas defendiam que a doença era causada por elementos misteriosos que eram transmitidos por contato físico direto, objetos manipulados pelos doentes, ou ainda, através do ar que por eles tivesse sido respirado.
Por outro lado, para os adeptos da teoria da infecção (não contagionistas), moléstias aconteciam por ação de produtos em putrefação espalhados no ambiente pelo ar, representados pelos miasmas.
Logo esquecido, não serviu para que se tomassem medidas higiênicas na cidade que, a despeito de fornecer inúmeras facilidades, não possuía esgoto, água encanada, pavimentação ou coleta de lixo regular.
O drama da jovem suíça Rosa Beck, a primeira vítima, é bem conhecido: tendo passado pelo Rio de Janeiro e Santos, chegou à Campinas em fevereiro pelos trilhos da estrada de ferro.
Se em 1871 estimou-se uma população de 10 mil habitantes em sua área urbana e 23 mil na rural, em 1889 contabilizou-se de 3 mil