pesquise sobre o relativismo filosófico posição defendida pelos sofistas e relacione isto com conceito de relativismo cultural derivado do relativismo filosófico
Soluções para a tarefa
O relativismo entende que não há nenhuma verdade absoluta, seja no âmbito moral ou campo cultural. Os sofistas acreditavam nas diferentes concepções de verdade, e que elas variariam a partir das próprias convenções humanas, que variam de acordo com cada povo e agrupamento de pessoas.
Os sofistas: quem eram e o que faziam
Os sofistas eram um grupo de professores nômades que, viajando de cidade em cidade, realizavam congressos e cobravam taxas a partir das atividades exercidas. O intuito dos congressos realizados era focado em desenvolver estratégias de argumentação.
O grupo debatia acerca da natureza das coisas humanas, e seu contato com diferentes culturas viabilizava a percepção da diferença dos valores, costumes, regras, leis e condutas entre cada grupo.
Diferendo-se de pensadores como Sócrates, Platão e Aristóteles, que acreditavam na existência de uma verdade a qual se possa atribuir universalidade, os sofistas contribuíram com pensamentos considerados de grande valia para a filosofia, uma vez que questionaram o conceito de verdade e reconhecerem que ela varia através de diversos pontos de vista subjetivos.
Relativismo cultural
No relativismo cultural, aplica-se o entendimento de que povos e culturas diferem-se através de suas próprias crenças. Não atribuindo rótulos como “superior” ou “inferior”, procura-se buscar compreender certos comportamentos de acordo com a dinâmica social daquela população.
O conceito de relativismo cultural se relaciona com os entendimentos sofistas acerca do conceito de verdade, uma vez que acredita que ninguém teria direito a emitir juízos de valores sobre práticas de grupos alheios e classificá-las como imorais ou amorais, certas ou erradas.
Leia mais sobre relativismo em: https://brainly.com.br/tarefa/17411857
#SPJ1