Pesquise sobre o reino franco.
Soluções para a tarefa
Fundação do reino franco
Entre 355 e 358, o imperador Juliano novamente encontrou as linhas de navegação no Reino sob controle dos Francos e novamente os apaziguou. Roma concedeu uma parte considerável da Gália Belga aos francos. Dessa época em diante eles se tornaram federados do Império Romano. Uma região em linhas gerais correspondente a Flandres e à Holanda actuais ao sul dos rios permanece como de fala germânica até hoje (a língua germânica ocidental conhecida como neerlandesa). Os francos tornaram-se portanto os primeiros povos germânicos a estabelecer-se de maneira permanente no território romano.
Das suas terras centrais, os francos gradualmente conquistaram a maior parte da Roma gaulesa ao norte do vale do rio Loire e a leste da Aquitânia visigoda. De início eles ajudaram a proteger as fronteiras como aliados; quando uma grande invasão composta na sua maior parte de tribos germânicas orientais cruzou o Reno em 406, os francos lutaram contra esses invasores. A maior investida da invasão passou ao sul do rio Loire. Na região de Paris, o controlo romano persistiu até 486, uma década depois da queda dos imperadores de Ravena, em parte devido às alianças com os francos.
O primeiro rei, finalmente, foi Clóvis I, rei dos francos sálios desde 481 e convertido ao cristianismo e coroado em 496.