pesquise sobre o histórico e regras do xadrez
Soluções para a tarefa
O xadrez é um jogo recreativo mas também um esporte, o qual é jogado num tabuleiro, considerado um jogo de estratégia e inteligência, sendo que um bom jogador deve já adiantar quais serão as jogadas que o seu adversário irá fazer.
História do Xadrez
A origem do xadrez é algo que é debatido e não existe propriamente um consenso sobre a sua origem ou mesmo a história do xadrez, do antigo ao atual.
Alguns dizem que versões do xadrez e do seu tabuleiro já remontam do Antigo Egito ou da China Dinástica, mas a sua origem mais apoiada é que tenha surgido na Índia.
Em meados do século XIX começou a aparecerem torneios e competições de xadrez nascendo assim um esporte, com campeões mundiais.
O Jogo
O jogo de Xadrez tem como objetivo dar o “mate” no rei do jogador adversário. Este acontece nas seguintes situações:
O rei não conseguir se movimentar para nenhuma casa (estão todas na linha de ataque das peças do adversário);
Nenhuma peça consegue se colocar á frente e proteger o Rei;
A peça que esta a atacar não poder ser capturada;
Se alguma destas condições se manifestar, então o terá acontecido o “mate” ou “check mate” e o jogo termina, vencendo o jogador que aplicou esse “mate”.
Movimentos
Peão
Este só pode apenas se movimentar para a frente, sendo que ele pode apenas avançar 1 casa em frente, ou 2 se nunca tiver sido mexido. Ele também é o único que se movimenta de forma diferente quando é para tomar a peça do adversário, sendo que ele só pode tomar a peça que esteja na sua diagonal para a frente.
Torre
Para a frente, para trás, para a esquerda ou para a direita em linha reta pelo tabuleiro inteiro, desde que tenha o caminho sem nenhuma peça.
Cavalo
O cavalo é o que tem o movimento mais único. Ele apenas se pode mover em formato de L. Isto quer dizer que apenas pode andar duas casas para a frente e uma para o lado em cada movimento. Esta peça já pode fazer o seu movimento pulando por cima de outras peças, mas captura somente se a peça esriver na última casa que o cavalo irá parar.
Bispo
Move-se na diagonal quantas casas quiser, não podendo passar por cima de nenhuma peça.
Rainha
Esta é considerada a peça mais poderosa do Xadrez, isto devido á sua versatilidade de movimentos já que pode fazer os mesmos movimentos da Torre e do Bispo.
Rei
O Rei pode se movimentar 1 casa em todas as direções. A única restrição que este tem é não poder ir para uma casa que esteja em “check” (esteja na linha de ataque) por alguma peça do adversário.
Jogadas/Movimentos Especiais
Existem certos movimentos que podem ser feitos sob circunstâncias especiais que tornam ainda mais interessante e competitivo este jogo magnifico. As jogadas especiais que existem são:
Promoção do Peão
Quando você consegue fazer com que um dos seus peões chegue ao final do tabuleiro, o peão deve ser trocado por outra peça (podendo ela ser um bispo, torre, rainha ou cavalo)
Roque
Consiste na mudança de posição ao mesmo tempo, entre a torre e o rei.
Neste movimento o rei move-se em direção á torre duas casas e a torre move-se para o lado do rei passando por cima dele. Existem dois roques: o pequeno e o grande, sendo que a única diferença é a sua designação. O roque grande é quando o roque é feito com a torre mais distante do rei e o pequeno é o contrário.
Para fazer esta jogada, têm de se cumprir certas condições:
O rei não pode ter se movimentado; A torre não pode ter sido movida; O caminho entre a torre e o rei deve estar limpo; O rei não pode ficar em uma posição que fique na linha de ataque do inimigo;
Ao passar / en passant
Esta é uma forma especial do peão se movimentar, podendo tomar o peão adversário que passou ao lado dele, quando este se encontrar na 5ª fila contando do seu campo
Para esta jogada também existem condições especiais, sendo elas:
O seu peão deve estar na 5ª fila; O peão do adversário ter avançado duas casas e assim ter ficado ao lado do seu; O lance deve ser feito imediatamente ao movimento do seu adversário.
Regras
– Quando um jogador levanta uma peça, este pode coloca-la em qualquer lugar que seja válido para a movimentação dessa peça. Após pousar a peça não pode a retirar, apenas se tiver feito um movimento invalido.
– Quando for promover um peão, o jogador pode tocar numa peça que esteja no exterior do tabuleiro e trocar pelo seu peão, estando assim terminada a jogada.
– Durante o roque o jogador deve primeiro pegar no Rei e depois na Torre fazendo assim a sua troca de posições. Se tocar nos dois ao mesmo tempo também o pode fazer. Se este levanta o Rei com intenção de fazer o Roque mas este é impossível, então deve movimentar o Rei para uma casa válida.
– Os jogadores não devem falar durante o jogo, fazendo-o apenas quando for pedir um empate ou avisar o árbitro de alguma infração. Nos jogos entre amadores é comum anunciar o “check” mas entre profissionais o mesmo não deve ser anunciado.
Ufa! Deu trabalho em! Espero ter ajudado!
Resposta:
O xadrez é um esporte que envolve o raciocínio lógico e traz conhecimentos conceituais; estratégia e tática; planejamento e organização, espaço e tempo; abstração e análise e o poder de decisão.Essas são algumas expressões que os jogadores de xadrez utilizam para definir o que é esse jogo…
Ginástica da inteligência.
Guerra da mente.
Confronto de ideias.
Vida em miniatura.
Ginástica da mente.
Dizem que as peças do xadrez, os movimentos, a partida, exemplificam as relações que todos temos durante nossas vidas…
O xadrez é um jogo de tabuleiro disputado entre dois jogadores cujo objetivo é capturar o rei do adversário, quando se fala “Xeque mate”.
O xadrez pode ser praticado por qualquer pessoa, pois suas regras são fáceis de aprender. O desafio do jogo está nas estratégias e táticas que são criadas no jogo para vencer o adversário.
A jogada deve ser muito bem pensada para surpreender seu desafiante!
O xadrez pode nos ensinar várias coisas, como aprender a perder e a ganhar respeitando o adversário, tomar decisões e assumir a responsabilidade por elas.
São mais de 500 milhões de jogadores em todo o mundo.
Na Europa, o xadrez faz parte da grade curricular desde os primeiros anos.
No Brasil, a partir de 2016 o xadrez faz parte do Programa Mais Educação.
Antes mesmo do computador ser inventado, um Húngaro criou uma máquina que jogava Xadrez.
Não se sabe ao certo a origem do xadrez, mas acredita-se que tenha surgido na Índia no séc. V e VI e se chamava Chaturanga.
Depois disso, começou a ser jogado na Pérsia e logo após se espalhou pelo mundo.
As regras foram elaboradas na Itália no séc. XVI, aos poucos foram alteradas e em 2008, as regras atuais foram definidas e criada a Federação Internacional de Xadrez em Dresden na Alemanha.
Espero Ter Ajudado!
Pfv coloca como melhor resposta.